Selecionamos seis dicas básicas para você colocar em prática na hora em que for servir espumante.
O RÓTULO
São tantas as opções de espumantes, que, quando estamos diante de uma prateleira com vários rótulos, algumas dúvidas podem surgir. Via de regra, as principais informações devem estar presentes no rótulo. A primeira delas é a marca do produto, seguida de seu nome, como Vinho Branco Espumante Natural Brut. A variedade da uva vem logo depois, se é Chardonnay, Pinot Noir, ou outra. O método de elaboração vem abaixo, seja ele Charmat ou Champenoise. Por fim, aparecem o volume e a porcentagem de teor alcoólico.
PARA GELAR
Na hora de servir o espumante, ele deve estar gelado, em temperatura que vai de seis a oito graus. A forma mais adequada de gelar a bebida é colocando a garrafa em um balde com cubos de gelo e um pouco de água cerca de 40 minutos antes de abri-la. A água é importante para aumentar a superfície de contato do gelo com a garrafa. Existe uma temperatura certa para cada tipo de espumante, e isso varia de acordo com a doçura. Quanto mais açúcar tiver, mais gelado deve estar. A geladeira não é uma boa opção porque não suporta a temperatura ideal. Já o freezer pode congelar a bebida e a rolha, criando dificuldades para abrir a garrafa.
TIPOS DE GARRAFA
Você já reparou que muitas garrafas de espumante têm o fundo côncavo? Diferentemente do que muitos pensam, não é um apoio para segurar na hora de servir. A garrafa é estruturada assim em função do vidro. Antigamente, quando as caves não eram climatizadas e as garrafas eram retas na base, a pressão e o condicionamento errado faziam com que estourassem com facilidade, prejudicando a produção. A solução encontrada foi criar uma garrafa com um vidro mais resistente e espesso, surgindo assim o funco côncavo. A forma ideal de pegar uma garrafa é segurando-a por trás, com a mão estendida para garantir firmeza total e conseguir servir até a última gota. Se você servir a bebida para outro pessoa, deixe o rótulo virado para frente.
PARA ABRIR
O primeiro passo para abrir uma garrafa de espumante é retirar a cápsula, o papel-alumínio que protege a rolha. É importante lembrar que todas as etapas devem ser feitas com muito cuidado, sempre segurando a rolha com o dedo polegar para que ela não salte pela pressão da bebida. O próximo passo é retirar a gaiolinha que circunda a rolha. Na hora de abrir, direcione a garrafa para uma parede, evitando risco de acidentes. Mantenha a mão sobre a rolha e segure firme, girando a garrafa lentamente. O correto é que o estouro seja delicado, quanto menos barulho, melhor. Isso quer dizer que pouco gás foi perdido durante o processo. Por outro lado, um pocuo de barulho é importante, pois mostra que o espumante está bom e tem qualidade. Mas não esqueça: nas comemorações, o estalo é muito divertido e faz parte da festa.
COMO SERVIR
Você pode optar por taças de cristal ou de acrílico, que estão em alta ultimamente. As de estilo flûte, que são compridas e com o corpo maior, valorizam as borbulhas da bebida. Segure a taça pela haste, para que a temperatura da mão não interfira na do espumante, e faça o serviço lentamente, assim não se perde o gás. Você também pode inclinar levemente a taça, para facilitar o processo. Inspire-se e aprecie as borbulhas! O resultado deve ser um espumante com perlage fino e constante.
NA HORA DE GUARDAR
O cuidado na conservação do espumante em casa é a melhor garantia de que as borbulhas estarão lá na hora de servir. Luminosidade excessiva e variações de temperatura podem prejudicar a qualidade da bebida. Para se ter condições ideais de armazenamento, é preciso que a garrafa fique em temperatura constante de 10 a 20 graus, longe da luz e com o ar renovado de tempos em tempos.