Antes de pedir ajuda ao sommelier mais próximo, é importante saber se o anfitrião é um iniciante no universo dos vinhos ou já tem um paladar mais apurado. A partir daí, use as características de cada vinho para ajudar na seleção, como a variedade da uva, a safra, a região ou país produtor, a ocasião em que o presente será entregue e, claro, o preço.
Para aqueles que já apreciam a bebida, a dica é escolher entre as variedades clássicas, como Cabernet Sauvignon – também conhecida como a rainha das uvas – para quem gosta de vinhos mais encorpados, ou a Pinot Noir, para os amantes de vinhos leves e elegantes. Para pessoas com esse perfil também vale a pena investir nos vinhos de guarda.
A safra (millèsime), a variedade de uva, a filosofia de produção do enólogo e da vinícola e a região de origem são fatores que determinam se o vinho será um raro exemplar destinado a ser “de guarda”. Geralmente, esses rótulos são conhecidos por ficarem ainda melhores com o passar do tempo. Isso também permite que o presenteado escolha o melhor momento para desfrutar do presente.
Em contrapartida, por mais que novos apreciadores não tenham conhecimento sobre certas práticas, isso não quer dizer que não possam se encantar com um bom vinho de guarda.Porém, se a intenção é aproveitar o presente em breve, os espumantes são sempre uma boa pedida. Eles costumam agradar os diferentes paladares e ainda simbolizam comemoração, vitória. Sem contar que não há momento certo para beber um espumante. Ele combina tanto com uma situação mais formal, como um jantar, ou com atividades do dia a dia, como um piquenique ou uma tarde na beira da piscina.
Outra opção de presente são os vinhos rosés, que sugerem um estilo de vida alegre e descontraído, com ótimos exemplares nacionais e importados.
Se você também é um amante de vinho, pode presentear com um daqueles rótulos que estão entre os seus preferidos. Nesse caso, o valor está em compartilhar algo que tem um maior significado para você, tanto para conhecedores como curiosos, provar novos rótulos é parte importante do prazer de beber um vinho. Pesquise novas vinícolas, conheça uvas nem tão comuns e, dependendo da ocasião, procure por garrafas que por si só já tornam a experiência especial. Além de agradar quem você gosta, não deixa de ser uma maneira de aprender mais sobre esse universo.
Todos esses esforços indicam uma preocupação e um carinho com o presenteado. E, no final, o que importa é sempre a experiência.
Produzido por Destemperados para Wine.com.br