As cervejas produzidas pelo método champenoise guardam um encanto além, muito pelas embalagens diferenciadas e imponentes.
Em geral provenientes das Ale, cervejas de alta fermentação, são produzidas como qualquer cerveja, porém, no final do processo há uma segunda fermentação na garrafa, assim como os espumantes, que podem levar de três meses a um ano, ou até mesmo mais. Ser colocada na garrafa, ficar armazenada em caves e passar pelo processo de remuage para que a levedura possa decantar para o bico da garrafa. Tudo igual ao espumante. Segundo Sady Homrich, mestre-cervejeiro, essa nova fermentação vai gerar uma cerveja bem diferente:
– Com duas fermentações em sequência, a levedura consome quase todo o açúcar residual da cerveja, que fica bastante seca, apesar de ter o caráter do malte. E, naturalmente, a bebida fica com aromas refinados de especiarias, resultantes desse processo – esclarece.
Desde que apareceram no Brasil, em meados de 2005, tornaram-se sinônimo de cervejas arrojadas, e há uma grande procura por parte do público.
– É uma bebida para ocasiões especiais, para brindar em festas, em taça flute. Além de toda a complexidade, tem a questão visual, do fetiche do espumante – conta.
ALGUNS RÓTULOS
Deus
Produzida em duas partes – uma na Bélgica e outra em Champagne, na França –, é a cerveja que melhor traduz o estilo pelo método champenoise. Tem cor dourada, com aromas de alecrim, anis e hortelã. É refrescante e delicada, com produção limitada a 15 mil garrafas por ano.
Malheur
De origem belga, tem perlage – as famosas borbulhas – fino e sabor elegante e refinado. É forte e aromática, porém com acidez equilibrada e uma certa doçura.
Eisebahn Lust
Uma das primeiras cervejas do Brasil a ser produzida pelo método champenoise. Tem aromas frutados e na boca é refrescante. Combina com entradas e sobremesas ou simplesmente como aperitivo.
Double Vienna Brut
Tem aromas florais e presença marcante de lúpulo. É feita a partir da Double Vienna, rótulo da mesma cervejaria – a Morada Cia Etílica.
Wälls Brut
Complexa e delicada, esta cerveja brasileira é feita com leveduras de champagne. Tem coloração dourada e aromas com notas cítricas, que remetem ao vinho branco.
* Conteúdo produzido por Juliana Palma