O drink, composto por uma parte de Campari, uma de gin e uma de vermute doce, tem mais de cem anos de história. A bebida leva o nome do Conde Camilo Negroni, que, em 1919, solicitou ao dono do Café Casoni, em Florença, que reforçasse o seu coquetel favorito. Foi quando Scarselli substituiu a água com gás do drink Americano pelo gin e a fatia de laranja no lugar o twist de limão. Assim, surgiu o Negroni.
Para os dias frios, um negroni aquele com a mistura de doce, amargo e aquele toque cítrico. Outro item que chama atenção é a cor, um vermelho intenso brilhoso, que vai abrindo suas camadas através do tradicional gelo quadrado acompanhado da indispensável rodela de laranja.
E, clássico que é clássico tem suas releituras, certo? O Negroni “Sbagliato” que, em italiano significa errado, substitui o gin pelo espumante brut, deixando o drink mais refrescante, bom para os dias quentes.
Sempre servido no copo baixo, é aquele que passa na bandeja e dispensa apresentação, já tem assinatura própria. Foi um dos drinks mais consumidos em 2021, segundo a revista britânica Drinks Internacional.
Na próxima semana, ocorre a 10ª edição da Negroni Week, um evento mundial realizado pela revista Imbibe junto com a Campari, marca de bitter associada ao coquetel, para promover o drink e também com o propósito de arrecadar fundos para causas beneficentes.
Confira mais informações sobre o evento no link: negroniweek.com
Por fim, descubra ótimos lugares para tomar um bom negroni em Porto Alegre:
Press Bar e Restaurante
Rua Hilário RIbeiro, 281, no bairro Moinhos de Vento
@pressgastronomia
DRY Moments & Drink
Av, Nova York, 48, no bairro Auxiliadora
@drypoa
Wills
No Cais Embarcadero (Av. Mauá, 1050), no Centro Histórico
@willsbarpoa
Lola Bar CCMQ
Na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 – 7º andar), no Centro Histórico
@lolaccmq
Olivos 657
Rua da Republica, 657, no bairro Cidade Baixa
@olivos657