A tradicional festa alemã, com muito chope e música, é a responsável por transformar outubro no mês da cerveja em todo o mundo. A primeira celebração aconteceu em 1810, em Munique, em alusão ao casamento do príncipe Ludwig com a princesa Therese.
Segundo o sommelier Thiago Martini, da cervejaria Dado Bier, o evento contou com diversas atrações, como corrida de cavalos e barracas de cerveja, servidas em canecas de porcelana com tampa. A população gostou tanto que decidiu realizar a festa anualmente, sempre em outubro, também como forma de aproveitar os últimos dias de calor no hemisfério norte.
Uma curiosidade é que a Oktoberfest de Munique ainda acontece na mesma região onde foi o casamento. Thiago conta que outra forma encontrada para manter vivas as tradições foi continuar servindo o estilo de cerveja marzen (“março”, em alemão).
– Naquela época, só se produzia cerveja de novembro a março e elas ficavam maturando em cavernas, onde há uma temperatura mais amena, o mais próximo que eles conseguiam chegar de uma adega. Então, a cerveja consumida na Oktober era a última leva, portando a de março – explica.
A marzen aceita uma variação de cores grande porque, historicamente, eram usados os últimos insumos para produzí-la. Poderia ter sobrado tanto um malte claro, quanto um escuro.
– Na festa, a população tratava de consumir toda a bebida que havia sobrado do verão, para liberar os barris para retomar a produção no mês seguinte – complementa.
Segundo ele, embora ainda se encontre cerveja marzen nas Oktoberfests, desde que a celebração se tornou turística e se espalhou pelo mundo, o mais comum é servir o estilo festbier, que é menos encorpada e, portando, mais fácil de beber em grandes quantidades.
Onde comemorar a Oktoberfest:
EM SANTA CRUZ DO SUL
A cidade sedia, desde 1984, uma das maiores Oktoberfests fora da Alemanha. Este ano, a celebração começou no último dia 7 e vai até este domingo, 17 de outubro. Só é autorizada a entrada de pessoas que apresentarem a carteira de vacinação. O evento inclui shows, desfiles temáticos, atrações para as crianças e, é claro, muito chope.
Rua Galvão Costa, 755, no Centro, em Santa Cruz do Sul
Confira a programação completa clicando aqui.
@oktoberfestsantacruz
EM IGREJINHA
Outro grande festival de tradições germânicas que atrai turistas todos os anos. Em 2021, o evento acontecerá novamente de forma adaptada devido à pandemia. Para a chamada “Oktober em Casa”, um drive-thru será montado no Parque da Oktoberfest, de 22 a 24 de outubro. Através dele, será comercializando comidas e cervejas típicas. Além disso, em diversos pontos do município, acontecerão eventos como os Jogos Germânicos.
Rua Arlindo Geis, 255, no Centro, em Igrejinha
Confira a programação completa clicando aqui.
@oktoberfest_igrejinha
EM PORTO ALEGRE
Food Hall Dado Bier
A cervejaria Dado Bier produziu bebidas especiais para a festividade, que acontece no Food Hall durante todo o mês. A cerveja Oktoberfest apresenta coloração âmbar, maltada e fermentação limpa de lager. A Weiss possui sabor suave e levemente frutado, com notas de cravo e banana. Já a Munich Dunkel segue o tradicional estilo da cidade de Munique, com notas de caramelo, chocolate e frutas vermelhas.
Av. Túlio de Rose, 80, no bairro Passo d'Areia, em Porto Alegre
@foodhalldadobier
Bar Al Capone
A cervejaria Al Capone realizará, no dia 23 de outubro, a sua primeira Oktoberfest no recém-inaugurado bar no Quarto Distrito. Os ingressos já estão à venda e o evento contará com música ao vivo, gastronomia típica germânica e torneiras de chope.
Tv. São José, 515, no bairro Navegantes, em Porto Alegre
@cervejaalcapone
Conhece outro lugar que também vai realizar uma Oktoberfest? Indique nos comentários e viva o mês mais cervejeiro do ano!