O publicitário Washington Olivetto, morto aos 73 anos neste domingo (13), foi responsável por criar campanhas que marcaram o imaginário popular e que o transformaram em um dos grandes nomes da publicidade mundial.
Ele estava internado no Rio de Janeiro e foi vítima de falência múltipla de órgãos, conforme informações divulgadas pela Folha de S.Paulo.
Ao longo de sua carreira, Olivetto conseguiu se comunicar com o público de forma marcante, com mensagens que ainda ecoam entre o público. No Festival de Publicidade de Cannes, por exemplo, ele conquistou 50 Leões apenas na categoria de filmes. Também foi eleito duas vezes o "publicitário do século" pela Associação de Agências Latino Americana (ALAP) e pelo Monitor Mercantil.
Confira alguns dos principais comerciais assinados por Washington Olivietto
Meu Primeiro Sutiã (Valisère)
Em 1987, Olivetto desenvolveu a campanha Meu Primeiro Sutiã para a marca de lingerie Valisère. A produção mostra uma adolescente que ganha a peça de roupa íntima e passa a se sentir mais confiante.
Diante do sucesso, o projeto está listado entre os 100 comerciais mais influentes de todos os tempos. Essa seleção foi feita por uma equipe de especialistas da agência de publicidade Leo Burnett Company, em colaboração com profissionais de comunicação de todo o mundo.
Garoto Bombril (Bombril)
O publicitário criou, em 1978, um dos maiores garotos-propaganda da televisão brasileira. O chamado "Garoto Bombril" foi interpretado pelo ator Carlos Alberto Bonetti Moreno de 1978 a 2004.
Após um período afastado, voltou em 2006, depois teve seu último comercial para a marca de esponjas de aço em 2019.
Hitler (Folha de S. Paulo)
A campanha denominada Hitler foi um projeto criado para o jornal Folha de S. Paulo, em 1988. O filme propõe uma reflexão sobre a possibilidade de contar mentiras dizendo só verdades, enfatizando a importância da credibilidade do periódico.
Assim como Meu Primeiro Sutiã, o comercial também foi adicionado à lista das 100 campanhas publicitárias mais influentes do mundo.
O Pingo (Deca)
O Pingo foi uma campanha idealizada para a marca de chuveiros Deca, a qual estava lançando uma torneira com um novo mecanismo de vedação. Em 1973, o comercial produzido por Olivetto ganhou o Leão de Bronze no Festival de Publicidade de Cannes.
A Semana (Revista Época)
O publicitário também desenvolveu a campanha A Semana para o lançamento da Revista Época, nos anos 2000. O comercial tem cerca de três minutos de duração e é considerado um dos mais marcantes do publicitário por misturar texto com ritmo guiado por uma música.
Em 2001, o projeto foi o único latino-americano a ganhar o Grand Prix do Clio Awards, premiação que busca reconhecer inovação e criatividade na publicidade.
Casais Unibanco (Unibanco)
O publicitário brasileiro esteve à frente do projeto "Casal Unibanco", inspirado em séries que faziam grande sucesso nos anos 1990.
A estreia foi com o casal formado por Felipe Pinheiro e Katia Bronstein, em 1993. Atores como Luiz Fernando Guimarães e Débora Bloch também participaram dos comerciais. Foram diversas peças idealizadas ao longo dos anos, chegando ao fim em 2003.