Após o término de Família é Tudo, a novela Volta por Cima assume o horário das 19h na programação da TV Globo a partir desta segunda-feira (30). Escrita por Claudia Souto, autora de Cara e Coragem (2022) e Pega Pega (2017), o folhetim conta com nomes como Jéssica Ellen, Viviane Araújo, Aílton Graça e Juliano Cazarré no elenco.
Na trama, a protagonista Madá (Jéssica Ellen) é uma jovem trabalhadora do subúrbio do Rio de Janeiro. Sua vida muda drasticamente quando seu pai, Lindomar (MV Bill), morre subitamente, e ela precisa assumir as rédeas da família, composta também pela mãe Doralice (Tereza Seiblitz), a irmã caçula, Tati (Bia Santana), e Osmar (Milhem Cortaz), irmão de Doralice, que era sustentado pelo seu pai.
A mocinha ainda viverá um romance com Jão (Fabrício Boliveira), que atua como cobrador na Viação Formosa, mesma empresa em que Lindomar trabalhava. A empresa de ônibus pertence a Edson (Ailton Graça), um magnata casado com a ex-rainha de bateria Rosana (Viviane Araújo).
Abaixo, Zero Hora listou cinco curiosidades sobre o folhetim:
Tragédia no primeiro capítulo
No primeiro capítulo, ocorre a morte de Lindomar. O motorista da Viação Formosa sofre um mal súbito enquanto dirige, o que acaba provocando um acidente.
Nenhum passageiro fica ferido. No entanto, o pai da protagonista Madá é levado para um hospital, onde passa por uma cirurgia de emergência, mas acaba não resistindo. Alguns dos principais eventos da novela serão desencadeados por essa perda trágica.
A aproximação de Madá com seu par romântico, Jão (Fabrício Boliveira), também estará atrelada a esse acontecimento. O mocinho estará atuando como cobrador no veículo em que o pai da protagonista passa mal, criando um vínculo entre os dois.
Em entrevista para a rede RPC, o rapper MV Bill destacou que a oportunidade de interpretar esse personagem é especial. Segundo ele, Lindomar é um homem honesto, dedicado ao trabalho e com a família:
— É um personagem que é muito invisibilizado pelas pessoas na vida real. Com a novela, as pessoas vão poder enxergar o quão importante é esse tipo de profissional.
Jéssica Ellen estreia como protagonista
Conhecida por seu trabalho no longa-metragem Medida Provisória (2020) e pela novela Amor de Mãe (2019), Jéssica Ellen tem no novo folhetim seu primeiro papel de protagonista. Sua estreia na TV foi em Malhação (2012), com a personagem Rita.
Esse é o primeiro papel da atriz após o nascimento de seu filho, Máli, em 2022. Em entrevista ao Splash/Uol, ela falou sobre o sentimento ao ser escalada para o papel principal na trama:
— Responsabilidade grande, mas também é a realização de um sonho.
Juliano Cazarré interpreta gaúcho
Ambientada no Rio de Janeiro, a novela também contará com um personagem gaúcho: Jayme, vivido pelo ator pelotense Juliano Cazarré. Casado com Tereza (Cláudia Missura), ele será vizinho da família de Madá.
Em conversa com a colunista Amanda Souza, de Zero Hora, Cazarré revelou que a ideia de fazer o personagem natural do Rio Grande do Sul partiu dele, que sempre quis interpretar um gaúcho.
— Eu falei: "vou sugerir fazer um gaúcho, acho que vai ser legal". A ideia foi bem recebida pela direção.
Segundo ele, o personagem fará diversas referências ao Estado na caracterização de Jayme. Expressões gaúchas e um figurino composto por bombacha, alpargata e camiseta do Farroupilha ajudarão a levar o jeito gaudério para a trama.
Volta por Cima é a terceira novela de Cazarré em dois anos. O ator também esteve no ar como Alcides, em Pantanal (2022), e Pascoal, em Fuzuê (2023).
O Retorno de Viviane Araújo
Após uma pausa na carreira, Viviane Araújo também retorna para as novelas em Volta por Cima. Sem atuar desde 2018, quando participou de O Sétimo Guardião, a atriz de 49 anos interpreta Rosana na trama de Claudia Souto.
A personagem, por sinal, tem muito em comum com Viviane: ex-rainha de bateria, Rosana tem forte envolvimento com o Carnaval carioca. Ela é casada com o proprietário da Viação Formosa, Edson, interpretado por Aílton Graça, e faz de tudo por sua família.
Rosana é o primeiro papel de Viviane após a maternidade. A atriz é mãe de Joaquim, seu primeiro filho, que nasceu em 2022. Em conversa com o gshow, ela dividiu suas impressões sobre a personagem:
— É uma leoa, que cuida dos seus com toda força e ela não admite que nada saia do controle.
No ritmo do samba
A trilha sonora de Volta por Cima conta com músicas de artistas nacionais e internacionais, como Miley Cyrus e Pharrell Williams. Contudo, um ritmo ganha destaque: o samba.
Composição de Paulo Vanzolini, a faixa de abertura da trama, Volta por Cima, ganhou uma versão inédita, gravada por Alcione e Ludmilla. Além da canção homônima ao título da novela, a produção também terá as faixas Maior é Deus, de Beth Carvalho, Samba do Trabalhador, de Martinho da Vila, e Cilada, do Grupo Molejo.