Volta por Cima, nova novela das sete que estreia nesta segunda-feira (30), a partir das 19h30min, na RBS TV, apresenta aos espectadores uma reflexão ao longo dos capítulos: enquanto a ética norteia a decisão de alguns, outros não resistem aos caminhos amorais, mesmo que isso signifique afetar laços afetivos e infringir a lei.
Criada por Claudia Souto, com direção artística de André Câmara, a história destaca as trajetórias dos protagonistas Madá (Jéssica Ellen) e Jão (Fabrício Boliveira), que se aproximam em função da morte do motorista de ônibus Lindomar (MV Bill), colega de Jão na Viação Formosa e pai de Madá.
Lindomar está prestes a se aposentar, mas, no último dia de trabalho, a fatalidade o impede de aproveitar o prêmio de um bilhete de loteria premiado, que ele comprou ao lado do amigo Jayme (Juliano Cazarré). A trama ganha outros contornos quando Osmar (Milhem Cortaz), tio de Madá, descobre sobre o prêmio e faz de tudo para ter acesso ao dinheiro, pois quer saldar uma dívida.
— Trago uma história que é muito possível de acontecer com qualquer um, nas relações familiares ou no contexto do trabalho das pessoas. A minha inspiração para essa novela veio no contexto da pandemia, com a observação do que a gente estava vivendo, tanto das pessoas próximas quanto dos noticiários. Comecei a prestar muita atenção na discussão ética nas famílias com relação a dinheiro ou a bens. Então, quis muito falar disso — conta Claudia, que também escreveu outras duas novelas das sete: Pega-Pega (2017) e Cara e Coragem (2022).
Ambientada no subúrbio do Rio de Janeiro, a narrativa se desenrola principalmente na fictícia Vila Cambucá e, além de abordar os conflitos éticos acerca de dinheiro, mostra os universos de uma empresa de ônibus, elemento muito presente na vida dos brasileiros, do empreendedorismo feminino e até uma pitada de cultura coreana, por meio dos K-dramas.
Fabrício Boliveira comenta sobre a importância de dar protagonismo às periferias:
— Estou feliz em fazer essa novela e com uma percepção positiva, pois a gente vai abrir, de algum jeito, uma lente de aumento para as peculiaridades e as minúcias do subúrbio carioca, que, com certeza, se conecta com todos os subúrbios do Brasil.
Primeira protagonista
Na expectativa de sua primeira protagonista de novela, Jéssica Ellen admite a ansiedade para viver Madá:
— Fico nervosa, porque é uma responsabilidade grande, mas, ao mesmo tempo, muito feliz com a equipe que a gente tem. Acho que, juntos, vamos conseguir contar uma história bonita e feliz. E a Claudia (Souto) falou uma coisa com a qual eu me identifico muito: a novela é uma coletividade. Embora algumas pessoas tenham destaque, a gente não faz absolutamente nada sozinha.
Ainda integram o elenco de Volta por Cima Ailton Graça, Amaury Lorenzo, Betty Faria, Claudia Missura, Drica Moraes, Fábio Lago, Iara Jamra, Isabel Teixeira, Isadora Cruz, Juliana Alves, Tereza Seiblitz, Tonico Pereira e Viviane Araujo, entre outros.