Uma nova "previsão" do seriado Os Simpsons viralizou nas redes sociais após Joe Biden desistir da candidatura à presidência dos Estados Unidos e, assim, crescer o favoritismo de Kamala Harris para ser a nova candidata do partido Democrata.
No episódio Bart to the Future, da 11ª temporada da série, que foi ao ar em 2000, Lisa Simpson se tornou a primeira mulher a assumir a presidência do país. Na animação, ela usa um traje semelhante ao escolhido por Kamala Harris para a cerimônia de posse de Joe Biden, em 2021.
Lisa vestia um terno roxo e um colar de pérolas, mesma escolha de Kamala para o evento. Outra coincidência é que ambas faziam a transição de governo antecedido por Donald Trump.
Caso a candidatura se confirme e Harris seja eleita, outra coincidência irá se confirmar. Ela será a primeira mulher a assumir o cargo na história dos EUA, assim como Lisa.
Previsões de Os Simpsons
Não é a primeira vez que a série tem semelhanças com a vida real. O caso mais recente ocorreu na semana passada, um dia depois do atentado contra Donald Trump.
O Channel 4 decidiu cancelar a exibição de um episódio do desenho, no qual uma das cenas mostra a personagem Lisa discursando no pódio de um comício e sendo mirada por um atirador. Apesar de não citar ou referenciar o candidato republicano, a emissora optou por não o transmitir por conta da semelhança com o caso.
Acontecimentos brasileiros também foram "previstos" pela série. Em um episódio de 2014 é exibida a nota de R$ 200, que só foi aprovada pelo Conselho Monetário Nacional e anunciada pelo Banco Central seis anos depois, em 2020. No mesmo episódio, os roteiristas adivinharam a derrota do Brasil para a Alemanha após a lesão de seu maior craque.
A eleição de Trump para presidente e a compra da Fox pela Disney também foram "previstas" pela animação.
Um dos principais produtores da série, no ar desde 1989, revelou como a produção acerta tantas previsões sobre o futuro. Segundo Matt Selman, o segredo está em combinar história e matemática.
— Se você estudar história, verá que os erros humanos tendem a se repetir, o que facilita prever certos acontecimentos. Além disso, com mais de 800 episódios, é estatisticamente inevitável que algumas de nossas piadas e tramas coincidam com eventos da vida real — afirmou ao portal ComicBook no mês passado.