Craig Mazin e Neik Druckmann, produtores e showrunners de The Last of Us, revelaram que a segunda temporada da série será mais curta do que a primeira, com sete episódios. No primeiro ano, foram nove. A informação foi revelada em entrevista ao Deadline. Mas, os dois alegraram os fãs do jogo ao dizer que uma potencial terceira temporada seria maior.
— Não achamos que vamos ser capazes de contar a história mesmo com duas temporadas, segunda e terceira, porque estamos indo devagar para ir por caminhos interessantes, como fizemos um pouco na primeira temporada. Sentimos que é quase certo que o caso vai ser que, desde que as pessoas continuem assistindo e que possamos continuar fazendo mais televisão, a temporada três será significativamente maior. E, de fato, a história pode exigir uma temporada quatro — disse Mazin.
Ou seja, além de confirmar uma terceira temporada já mais longa do que a segunda, o produtor deixou claro que uma quarta temporada também está nos planos, de acordo com o desenrolar da história.
— O material que temos da parte dois do jogo é bem maior do que o material que estava no primeiro jogo, então parte do que tivemos de fazer desde o início era descobrir como contar essa história por temporadas. Quando você faz isso, você procura por pontos de pausa naturais e ao colocar tudo na mesa, esse ponto de pausa pareceu chegar depois de sete episódios — explicou o produtor.
Sobre a possibilidade de um terceiro jogo e uma adaptação, Mazin revelou que gostaria de ver mais um videogame, mas que não gostaria que a história fosse adaptada mais uma vez.
— Nosso foco são os dois jogos (...) Há bastante material em que estamos nos debruçando e olhando para cada pedaço individualmente para garantir que seja o seu próprio arco, a sua própria jornada que os personagens vão seguir, mas há um plano maior que une todas as temporadas juntas — complementou Druckmann.
A nova temporada de The Last Of Us ainda não tem data de estreia, mas chega ao Max em 2025.