Eles nasceram entre 1995 e 2010, ou seja, têm entre 14 e 29 anos. A chamada geração Z, segundo especialistas, é formada por jovens que têm grandes ambições, otimismo e autoconfiança, valorizam trabalhar em locais socialmente responsáveis e com um bom ambiente de trabalho. Também são capazes de fazer várias atividades ao mesmo tempo, e podem ser considerados "nativos digitais", ou seja, não conhecem um mundo sem tecnologia. A julgar pelos atores e atrizes que têm se destacado na telinha, o talento é outro ponto em comum dessa galera. Confira 10 nomes que, apesar da pouca idade, dão show nas novelas atuais.
Larissa Bocchino, 26 anos
Em sua primeira novela, a mineira de Contagem assumiu a responsabilidade de ser protagonista, e não se intimidou com isso. Desde o primeiro capítulo de No Rancho Fundo, a intérprete de Quinota conquistou o público com sua beleza brejeira, carisma e talento. E não deve ter sido fácil estrear como filha de Alexandre Nero e Andréia Beltrão, fazer uma personagem de caráter forte e com cabelo nas ventas, sem deixar o romantismo de lado. Antes da trama das seis, Larissa gravou Guerreiros do Sol, novela que estreia em 2025 na Globoplay.
Clara Moneke, 25 anos
Depois de chamar a atenção como Katelícia, divertida personagem de Vai na Fé (2023), ela mostrou que veio pra ficar. Filha de mãe brasileira e pai nigeriano, a jovem atriz também está no ar em No Rancho Fundo, na qual interpreta Caridade. Apesar de ser um papel menor, Clara mostra que não existe personagem pequeno para quem tem talento, e se destaca a cada cena.
Ramille, 26 anos
Cria do Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, a atriz está no ar em duas produções. Na série Encantado’s, exibida nas noites de terça-feira, é a ousada Melissa. Na segunda temporada da série, já disponível na Globoplay, a personagem está ainda mais abusada e ambiciosa. Em Família é Tudo, Ramille vive Andrômeda, uma das herdeiras de Frida Mancini (Arlete Salles). Se na novela das sete ela assusta as pessoas quando solta a voz, na vida real, a artista mostra que tem talento para a música, além de arrasar na atuação.
Daniel Rangel, 28 anos
A primeira aparição dele foi uma ponta em Totalmente Demais (2015), e de lá pra cá, emendou um trabalho no outro sem descanso. Foi protagonista de Malhação: Vidas Brasileiras (2018), príncipe em Novo Mundo (2017) e advogado com pinta de herói em Amor Perfeito (2023). Na novela Família é Tudo, protagoniza cenas divertidas como o estagiário Guto, que foi de menino tímido a símbolo sexual em poucos capítulos, tudo isso enquanto tenta conquistar Lupita (Daphne Bozaski). Com tantas nuances, ele se mostra muito à vontade em cena.
Duda Santos, 23 anos
Após chamar a atenção como a adolescente rebelde Isa, em Travessia (2022), a jovem atriz foi alçada ao posto de protagonista e a personagem mais emblemática de Renascer. Como Maria Santa, emocionou na primeira versão da trama, até se despedir de forma trágica. Ela segue aparecendo em alguns capítulos, agora como um fantasma e quase anjo da guarda da família Inocêncio. Nem bem se despediu da história de Bruno Luperi, Duda acertou seu retorno às novelas como a mocinha de Garota do Momento, próxima trama das seis. Linda e talentosa, tem tudo para brilhar em muitos trabalhos.
Juan Paiva, 26 anos
Onipresente na telinha, Juan imprime em cena a maturidade que a vida lhe proporcionou desde cedo. Nascido e criado no Vidigal, comunidade do Rio de Janeiro, ele foi pai aos 16 anos e, talvez por isso, tenha mostrado desde a adolescência que não tem medo de desafios. No ar há quase 10 anos, quando fez sua estreia em Malhação: Viva a Diferença, Juan chegou a gravar três trabalhos ao mesmo tempo, As Five e Justiça 2, além da novela Renascer. E é na trama das nove que o ator impressiona, mostrando que está mais do que preparado para viver um tipo complicado como João Pedro. O peso de contracenar com Marcos Palmeira, o João Pedro da primeira versão, parece não ser um problema para alguém que se especializou em personagens atormentados e sofredores.
Giullia Buscacio, 27 anos
Nascida na Ilha da Madeira, em Portugal, alfabetizada em coreano, mas brasileiríssima de coração, Giullia estreou na Globo em I Love Paraisópolis (2015), mas foi com Velho Chico (2016) que ganhou destaque nacional. A novela de Benedito Ruy Barbosa foi também responsável por um grande trauma pessoal, a morte de Domingos Montagner, seu pai na trama. Quase uma década depois, a atriz reencontra o texto de Benedito, agora adaptado por Bruno Luperi em Renascer. Sua Sandra traz a mesma determinação da personagem vivida por Luciana Braga há 30 anos, mas dá ares de modernidade e até uma certa ousadia ao remake. Uma das queridinhas do público que acompanha a novela, Giullia chamou a atenção desde suas primeiras cenas na história.
Lívia Silva, 18 anos
A caçula da nossa lista está brilhando em Renascer e impressiona nas cenas mais potentes, como foi o caso do parto de Teca, exibido esta semana. Com maturidade de veterana, Lívia teve como primeiro trabalho a série Sessão de Terapia, aos 14 anos. Depois disso, gravou alguns trabalhos no streaming, como o filme Um Ano Inesquecível: Primavera, no Prime Vídeo. Mas nada se compara à responsabilidade de estar no horário nobre, ao lado de grandes atores, com uma personagem rodeada de polêmicas. A menina tomou para si esse desafio e tem feito bonito em cena.
Theresa Fonseca, 26 anos
Não é fácil viver uma personagem que já nasceu odiada, mas ela tira de letra, fazendo o público ficar dividido entre antipatizar com Mariana e aplaudir o talento de sua intérprete. O trabalho em Renascer é o oposto de sua participação em Mar do Sertão (2022), quando interpretou a carismática e romântica Labibe. Em Renascer, Theresa topou a missão de ser rechaçada pelos telespectadores, assim como aconteceu com Adriana Esteves em 1993, e vem com uma Mariana mais cabelo nas ventas, ardilosa e cheia de mistérios. Se estamos com raiva da neta de Belarmino (Antonio Calloni), isso prova que a jovem atriz vem conduzindo bem a trajetória da personagem.
Samantha Jones, 26 anos
A baiana fez sua primeira aparição na TV na novela Um Lugar ao Sol (2021), ao lado de Juan Paiva. Na história de Lícia Manzo, era Adel, a melhor amiga de Joy (Lara Tremourox). Em 2022, ganhou destaque como a criminosa Ciça, em Todas as Flores. Em Renascer, interpreta Zinha, uma personagem complexa, seja por suas dúvidas a respeito de sua orientação sexual, seja pelos traumas que carrega desde a morte do pai e do abandono da mãe. Os comentários sarcásticos e ácidos de Zinha fazem sucesso na trama das nove, e logo teremos mais destaque para ela quando se envolver com Joana (Alice Carvalho).