Há seis anos, a série televisiva The Chosen — Os Escolhidos estreava os primeiros episódios no streaming e em DVD. Criada por Dallas Jenkins e estrelada por Jonathan Roumie, a produção independente retrata a vida de Jesus de Nazaré e as pessoas que o conheceram ao longo da vida.
Na quarta temporada da série, que está com os dois primeiros episódios em cartaz nos cinemas brasileiros, a história retoma de onde parou: a caminhada de Simão e Jesus sobre as águas.
A sinopse da nova leva de episódios, divulgada pela produtora Angel Studios, ainda adianta ao público uma sucessão de acontecimentos e conflitos que levam à crucificação do filho do Homem, além da morte de João Batista, ambas situações descritas no Evangelho.
A visão intimista acerca da vida de Jesus e das histórias individuais daqueles que o seguiam tem sido bem recebida pelo público. Segundo os produtores, a série acumula mais de 200 milhões de espectadores e é uma das produções mais assistidas do mundo. No Rotten Tomatoes, a primeira temporada alcançou a marca de 100% de aprovação da crítica especializada, com nove avaliações. Segundo a análise do público na mesma plataforma, 99% aprova a leva inicial de episódios e 95%, a série como um todo.
Fruto de um financiamento coletivo após ter o episódio-piloto lançado no Facebook, The Chosen surgiu sem apoio de nenhum estúdio de Hollywood.
Nas três temporadas disponíveis na Netflix, alguns episódios descrevem como Jesus atraiu os 12 discípulos e realizou milagres, como quando ele cura um homem cego, multiplica pães e peixes para alimentar todos ao seu redor e, por fim, na ocasião em que uma mulher que sofre com um intenso fluxo de sangue é curada após tocar em suas vestes.
A popularidade da série, no entanto, não se restringe apenas ao público cristão. Conforme a vice-presidente de conteúdo de The Chosen, Katherine Warnock, cerca de metade dos telespectadores que assistiram à produção eram "cristão praticantes, enquanto a outra metade estava curiosa sobre o cristianismo ou simplesmente não tinha fé cristã".
Relação com o Brasil
O elenco de The Chosen desembarcou no país no último sábado (16) para a divulgação da série. Além de Jonathan Roumie (Jesus) e Paras Patel (Mateus), a produção conta com a atriz brasileira Lara Silva, no papel de Éden, esposa de Simão Pedro (Shahar Isaac), um dos apóstolos de Cristo.
Em entrevista ao Metrópoles, na quarta-feira (20), os três atores que estiverem presentes em São Paulo e no Rio de Janeiro falaram um pouco sobre o sucesso da série.
— A humanidade de Jesus e dos apóstolos é justamente o diferencial desta série, pois as pessoas se sentem tocadas e se relacionam com essa proximidade — destacou Roumie.
Lara, atriz mineira que vive nos Estados Unidos, relembrou os eventos da terceira temporada, que mostram o drama do casal vivido por ela e Isaac após passarem por uma perda familiar, o que fez balançar a fé e o relacionamento dos personagens.
— Foi um momento intenso da série, que tocou muitos corações e o meu também — revelou.