A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro abriu nesta terça-feira (22), um inquérito para investigar Silvana Taques, mãe de Larissa Manoela, pela possível prática de intolerância religiosa.
A notícia-crime foi apresentada pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (Ceap), e se concentra nas acusações de racismo religioso, conforme definido pela Lei 7.716/1989.
A investigação ocorre após desentendimentos entre Larissa Manoela e seus pais sobre o controle financeiro da atriz virem à público. Em meio a esse embate, uma conversa entre Larissa e Silvana foi revelada pelo Uol, na qual a mãe faz um comentário sobre a religião do noivo de sua filha, André Luiz Frambach. A família do também ator é espírita kardecista.
"Esqueci de te desejar. Que você tenha um ótimo Natal aí com todos os guias dessa família macumbeira kkkkkkkkkk", ironiza Silvana nas mensagens divulgadas. O trecho é a continuação de uma conversa mostrada no Fantástico na qual a mãe rechaça uma mensagem de feliz Natal enviada por Larissa.
Carlos Nicodemos, advogado da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa e um dos signatários da notícia-crime, explicou que, nesta fase inicial da investigação, ocorre a coleta das primeiras evidências para que se determine se há fundamentos para prosseguir com o caso. Havendo indícios suficientes, a Justiça pode ser acionada através de uma denúncia formal para um julgamento penal.
Se comprovada a culpa, Silvana poderá enfrentar penalidades previstas na Lei 7.716/1989, que estabelece reclusão de um a três anos e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.
Briga familiar
O conflito entre Larissa e seus pais se tornou conhecido no último dia 13 de agosto, quando a jovem abriu o jogo ao Fantástico. A atriz contou que rompeu a relação pessoal e empresarial com Silvana e Gilberto, que eram os administradores de sua carreira desde que ela começou a trabalhar, aos quatro anos.
Quando tomou conta de suas finanças, Larissa fez uma auditoria e descobriu que, dos 11 imóveis adquiridos por meio de seu trabalho, apenas um estava em seu nome. Ela também ficou sabendo que seus pais transferiram valores que totalizariam cerca de R$ 5 milhões de sua conta para a conta deles.
Na entrevista, Larissa também revelou que Silvana e Gilbeto exerciam um controle excessivo sobre sua vida pessoal. Silvana não aprovou o noivado dela com André Luiz Frambach, em dezembro do ano passado, e atribui a isso o rompimento com a filha.
— Ela simplesmente falou: eu já fiz a minha escolha (sobre morar com André), assim como vocês fizeram a de vocês. Eu estou me descobrindo mulher, eu amo a pessoa, e é isso que eu descobri. Por seguinte, eu falei: sendo assim, se eu não posso ser ouvida, o que eu quis dizer é que, pelo jeito, eu só teria o título de mãe — afirmou a matriarca, ao programa Fofocalizando.