A atriz Aracy Balabanian, que morreu na segunda-feira (7), aos 83 anos, foi velada em uma cerimônia aberta ao público no Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A despedida ocorreu das 10h às 13h desta terça-feira (8).
Enquanto o caixão era levado do local do velório, os presentes saudaram a atriz com uma salva de palmas, entoando um coro de "Ih, é Aracy". O corpo foi então encaminhado ao Cemitério do Caju, onde estava previsto o rito de cremação, na presença somente de familiares e amigos.
De acordo com o g1, o velório aberto era um dos desejos da atriz, e foi viabilizado no Theatro Municipal por amigas dela, como a figurinista Gogoia Sampaio e a diretora Denise Saraceni.
Ao lado do caixão, foi posicionado um bordado com vários corações, que foi um presente que Aracy recebeu quando soube que estava doente. É de autoria de Gogoia, que era comadre da atriz, e representa o amor dos amigos por ela. Uma bandeira da Armênia, país de origem da família da atriz, foi colocada sobre o caixão.
O caixão foi rodeado por coroas de flores enviadas por amigos, familiares e colegas como Marisa Orth, Claudia Raia e Boninho. Durante a manhã, estiveram na cerimônia os atores Luís Miranda e Edwin Luisi e a atriz Mariana Ximenes, além de fãs.
— Vou sentir falta da alegria, da sabedoria e do colo aconchegante dela — afirmou Mariana ao g1.
O fotógrafo e maquiador Fernando Torquatto foi um dos primeiros a chegar. Amigo de Aracy desde 2004, foi ele quem preparou o corpo para o velório.
— Você vê o corpo e se lembra do que ela significa. Grandes estrelas precisam ser cuidadas até o fim e foi isso que eu fiz — refletiu Torquato.
O ator Jandir Ferrari, que interpretou um dos "filhinhos da mamãe" dona Armênia, falou sobre a importância de Aracy.
— Perdemos, além de uma grande estrela amada por todos, uma atriz fantástica, maravilhosa. Uma companheira generosa que nos ajudava, nos ensinava. Eu comecei muito jovem e tive a sorte de fazer um filho da Aracy. Ela me ensinou muito, como lidar com as pessoas e como amar a minha profissão — comentou Ferrari.
Uma das mais importantes atrizes brasileiras de sua geração, Aracy Balabanian acumulou mais de 60 anos de carreira dedicados à TV, ao teatro e ao cinema. Destacou-se nas novelas da Globo O Casarão (1976), Coração Alado (1980), Elas por Elas (1982), Locomotivas (1986) e Rainha da Sucata (1990) — nesta última, viveu a emblemática dona Armênia. No programa Sai de Baixo (1996-2002), foi a memorável Cassandra.
No final do ano passado, ela foi diagnosticada com câncer no pulmão. Ao passar por um tratamento para um derrame pleural, que causa acúmulo de líquido nos pulmões, foram descobertos dois tumores nos órgãos.