Dias antes de desaparecer, Jeff Machado teria contado à sua mãe que estava desconfiado das atitudes de Bruno de Souza Rodrigues, um dos suspeitos de tê-lo assassinado. Conforme o portal Splash, ele teria dito a Maria das Dores Machado que suspeitava de ter sido vítima de um golpe após dar dinheiro para o suposto amigo, que parou de responder as suas mensagens.
— No dia 15 de janeiro, eu falei com o Jefferson. Ele disse: "Mãe, o Bruno está muito estranho. Eu tento falar com ele, porque tenho que fazer um MEI (Microempreendedor Individual). Ele marcou, e não veio. Eu já teria que entrar nessa novela agora" — contou ela.
A investigação da polícia aponta que Bruno teria extorquido Jeff com a promessa de que ele conseguiria um papel em uma novela. Maria das Dores disse que chegou a ajudar o filho com transferências bancárias.
— Por três, quatro vezes. Porque para entrar teria que pagar alguma coisa, né, um agenciador lá que ele dizia que não era o Bruno, que era um tal de Filipe — contou ela.
Segundo Maria das Dores, Jeff já estava "desanimado" com a ideia de entrar para uma novela.
— Eu disse: "Ah, meu filho, às vezes, eles estão com muito trabalho, mas vai dar tudo certo". Eu nunca botei pensamento negativo em nada. Naquele dia ele (Bruno) já estava alugando uma casa, já estava cavando um buraco, preparando tudo — lamentou Maria das Dores.
A mulher ainda acusou Bruno de distorcer a imagem do filho durante o primeiro depoimento que ele fez à polícia. Logo após Jeff sumir, a família pediu para que o suspeito, que se passava por amigo da vítima, fizesse um boletim de ocorrência.
— Daí ele falou que o Jeff era depressivo e bipolar, para a polícia pensar que o Jeff tinha tido um surto — revoltou-se ela.
O que aconteceu com Jeff Machado
Jeff Machado, de 44 anos, foi encontrado morto dentro de um baú, enterrado a dois metros de profundidade em um terreno no Rio de Janeiro, após quatro meses desaparecido. A polícia chegou ao local após uma denúncia.
As investigações apontam que Bruno teria premeditado o crime e assassinou Jeff com a ajuda do garoto de programa Jeander Vinicius Braga. A motivação seria financeira: o ator havia descoberto que havia sido vítima de um golpe, após pagar R$ 20 mil ao produtor, achando que entraria para o elenco de uma novela. O crime aconteceu três dias antes da data em que a vítima acreditava que começaria a atuar na produção da Globo.
Em depoimento, Jeander disse que Bruno dopou Jefferson com uma substância em um suco. Os três se dirigiram ao quarto do ator, que achava que participaria de um ato sexual para uma plataforma de conteúdo adulto. Segundo o suspeito, no entanto, o ato não chegou a ser gravado. Ele teria ido tomar banho, a pedido de Bruno e, quando retornou ao quarto, Jeff já estaria morto. Jeander foi preso na sexta-feira (2) e confessou participação na ocultação do corpo de Jeff, coagido por ameaças de Bruno, que segue foragido.