Jeander Vinícius da Silva Braga foi preso na manhã desta sexta-feira (2) pelo envolvimento na morte de Jeff Machado. A Polícia Civil do Rio de Janeiro deteve o garoto de programa no bairro Santíssimo, na Zona Oeste, conforme informações da Globo. O outro suspeito, Bruno de Souza Rodrigues, não foi encontrado e é considerado foragido.
A polícia iniciou a busca pelos dois por volta das 5h desta sexta em quatro endereços na Zona Oeste atribuídos aos procurados. Jeander tentou fugir ao ver os policiais, mas acabou capturado.
Os dois tiveram a prisão preventiva decretada na quinta-feira (1º) após pedido da polícia, que foi acatado pelo Ministério Público (MPRJ). Ambos foram indiciados por homicídio triplamente qualificado e ocultação de cadáver. Eles teriam premeditado o crime, conforme o promotor de Justiça Sauvei Lai.
"Os ora indiciados são suspeitos de praticarem os crimes de homicídio e de ocultação de cadáver contra Jefferson, aproveitando-se do momento em que mantinham relação sexual com a vítima para pôr em prática plano criminoso, estrangulando-a e colocando o seu cadáver em um baú, para, posteriormente, ocultá-lo no terreno do imóvel alugado por Bruno, onde o enterraram e concretaram a cerca de dois metros de profundidade", diz um trecho do pedido de prisão.
Jeander é garoto de programa e, segundo as investigações, tinha uma relação próxima com a vítima. Bruno de Souza Rodrigues se passava por amigo de Machado e, conforme familiares, teria enganado o ator com a promessa de entrar em uma novela.
O inquérito do caso foi encaminhado na quarta-feira (31) ao MPRJ, que prometeu uma análise dos fatos e das provas "na maior brevidade possível." A Polícia Civil havia indiciado os dois suspeitos no mesmo dia.
Investigação
As autoridades responsáveis pelo caso apontam que as versões dos dois suspeitos, que indicam o envolvimento de uma terceira pessoa no crime, são inverídicas. Ambos confessaram terem ocultado o corpo, mas atribuem a execução a um miliciano chamado Marcelo.
De acordo com a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA), porém, Marcelo é um personagem inventado como estratégia dos suspeitos. Apenas Jeander e Rodrigues estavam no local com o ator e tiveram participação na morte.
Machado teria sido enganado por Rodrigues com a promessa de entrar para o elenco principal de uma novela. Amigos e familiares estimam que ele desembolsou cerca de R$ 20 mil em troca da suposta oportunidade.
Rodrigues trabalhou na Globo até 2018, quando foi demitido pela empresa. Em nota, a emissora informou que já forneceu à polícia os detalhes do desligamento.
Entre as pistas que o ligam ao assassinato está o fato de que ele estava com os cartões bancários da vítima. Além disso, segundo as investigações, a casa em que o corpo de Jeff Machado foi encontrado, a 20 quilômetros de onde ele morava, foi sublocada por Rodrigues na época do desaparecimento do ator. Também foi ele quem registrou o desaparecimento do artista.