A atriz norte-americana Shannen Doherty, 52 anos, conhecida por interpretar Brenda na série Barrados no Baile, revelou nessa quarta-feira (7), em suas redes sociais, que o câncer de mama que enfrenta desde 2015 se espalhou para o cérebro. Na postagem, a artista conta que recebeu o diagnóstico em 5 de janeiro deste ano após realizar uma tomografia.
No Instagram, Shannen compartilhou um vídeo em que aparece chorando e apreensiva durante um tratamento para combater o avanço das metástases no cérebro. As imagens foram gravadas em 12 de janeiro. "Meu medo é óbvio. Sou extremamente claustrofóbica e havia muita coisa acontecendo na minha vida", justificou, na legenda do post.
Apesar do medo que sentiu durante o procedimento, a artista disse confiar plenamente na equipe médica que a está atendendo. "Tenho sorte porque tenho ótimos médicos como o doutor Amin Mirahdi e os incríveis técnicos do Cedar Sinai (hospital localizado em Los Angeles, nos Estados Unidos)", escreveu.
Pouco tempo depois de Shannen ser diagnosticada com câncer de mama, há cerca de oito anos, a doença se espalhou para seus gânglios linfáticos — pequenas estruturas que funcionam como filtros para substâncias estranhas, como células cancerosas e infecções. Em razão disso, em 2016, ela precisou realizar uma mastectomia (procedimento cirúrgico que consiste na retirada de toda a mama) e sessões de quimioterapia e radioterapia.
Em 2020, a atriz revelou em entrevista ao programa Good Morning America que a doença havia voltado e contou que os médicos a informaram que o câncer estava no estágio IV, ou seja, que era terminal. Apesar da delicada situação clínica, nesse mesmo ano, em uma entrevista à revista Elle, a norte-americana declarou que iria continuar realizando tratamentos e incentivou outras pessoas em situação semelhante a seguirem lutando.
— É como se qualquer pessoa no estágio IV enfrentasse esse tipo de coisa, em que outros querem colocá-lo no pasto. Não estou pronta para pastar. Eu tenho muita vida em mim (...) Temos esse poço infinito dentro de nós, e trata-se apenas de continuar cavando em busca de força para enfrentar a adversidade e para que também possamos ver toda a beleza — declarou, à publicação.
Mesmo sabendo do retorno da doença, a atriz também fez questão de participar, em 2020, da nova versão de Barrados no Baile, que teve uma homenagem a Luke Perry, ator que morreu aos 52 anos e viveu Dylan McKay no seriado.