A Netflix reúne um extenso catálogo de filmes, séries e documentários em sua plataforma de streaming. Essa grande variedade de conteúdos é distribuída de diferentes formas, a depender de cada país e região.
Por que o catálogo da Netflix é diferente em cada país?
Segundo a própria empresa, existem inúmeros motivos para as produções estarem disponíveis em um país ou região, mas não em outros. A popularidade nos respectivos locais é levada em consideração, mas não é a principal razão.
Os direitos de transmissão nem sempre são contratados de forma global. Um movimento comum, por exemplo, é uma série latino-americana ser oferecida para os Estados Unidos, mas não para alguns países da Europa. Também pode ocorrer de o contrato regional sair primeiro em um local e, por isso, acabar não sendo exibido em outro, ou ficando disponível só muito tempo depois.
Produções originais da Netflix são globais?
A Netflix não é uma plataforma ativa em todos os países do mundo. Inclusive, em alguns locais, passou a estar disponível somente depois de um tempo em relação a outros. Sendo assim, algumas produções não estão licenciadas em algumas regiões.
Além dos conteúdos originais, existem aqueles que foram adquiridos e, posteriormente, denominados como "originais Netflix". Nestes casos, outras empresas podem ter o direito de transmissão, devido aos licenciamentos realizados antes que a plataforma de streaming as comprasse.
A Netflix não está disponível em todos os países
Há poucos países que não permitem o uso da Netflix em seu território. A Rússia, por conta da guerra no Leste Europeu, teve os serviços suspensos no país desde março de 2022.
Outras nações como a China, Coreia do Norte e Síria não permitem a disponibilidade de uso de uma das principais plataformas de produções cinematográficas do mercado.