A influência sempre crescente das redes sociais no consumo faz com que as marcas invistam, cada vez mais, nesta via para uma comunicação direta com o público. A depender da abordagem, a estratégia alavanca os produtos e ainda fortalece o relacionamento com o consumidor.
Destaque para o uso do TikTok, uma rede social focada em vídeos curtos, que garante a alimentação dos usuários com conteúdo dinâmico, informativo e de rápida viralização. Em 2022, a plataforma atingiu mais de 1 bilhão de usuários ativos.
Um exemplo de nicho abastecido com esse tipo de conteúdo é o universo beauty. Os reviews de produtos de beleza estão entre os que bombam no TikTok e atingem centenas de milhares de usuários dia após dia.
Algoritmo do TikTok aliado aos produtos de beleza virais
O sucesso dos produtos de beleza que bombam no TikTok também está conectado ao algoritmo da rede social, capaz de entender as preferências dos usuários a partir dos vídeos que ele busca ou assiste. Dessa forma, ao abrir a rede social, a pessoa é direcionada aos seus temas favoritos e todos os novos conteúdos em seu feed serão sobre o mesmo assunto ou relacionados a ele.
A partir da lógica do algoritmo, resenhas e avaliações de produtos de beleza começam a aparecer no TikTok para quem busca ou consome conteúdos sobre cosméticos e maquiagem, por exemplo. Nesta batida, fazem sucesso não apenas as marcas, mas também os influenciadores digitais.
Os produtos que bombaram no TikTok em 2022
A partir da hashtag #TikTokMadeMeBuyIt (TiktTok Me Fez Comprar Isso, na tradução para o português) é possível medir o sucesso de alguns produtos e entender como chegaram ao topo em 2022.
Maquiagens populares no TikTok
O destaque entre os produtos para a beleza dos lábios que bombaram no TikTok são os balms multifuncionais. Um deles é o Gloss Lip Chilli, da Fran by Franciny Ehlke (R$ 40), que promete valorizar o tom natural e realçar o volume dos lábios.
Outro hit é o Lip Oil, da Dior (R$ 229), que faz grande sucesso na plataforma e agrega milhões de visualizações. Um dos diferenciais desse produto é o efeito de brilho espelhado.
Já quando o assunto é blush líquido, o eleito queridinho da plataforma foi o da Rare Beauty, recém-chegado ao Brasil. Disponível nas versões matte e glow, tem fórmula fluida, para facilitar a aplicação.
Para as sobrancelhas, uma novidade garantiu o viral no TikTok. Lançamento de Anastasia Beverly Hills, a cera fixadora Brow Freeze (R$ 179), promete fixação perfeita. No embalo da tendência do soap brows, em que são usados sabonetes glicerinados para arrepiar a sobrancelha, algumas marcas investiram em produtos específicos para aplicação da técnica.
Ainda na área dos olhos, um produto muito bem avaliado pelos usuários foi a máscara para cílios MacStack, da MAC Cosmetics (R$ 219), que garante realce e dá volume aos fios.
Para uma pele renovada
Na busca por produtos desenvolvidos exclusivamente para a zona T do rosto, também não faltam rótulos de sucesso na rede social. O Oil-Absorbing Roller, da Revlon (R$ 172), é o mais indicado pelas influencers da plataforma para diminuir a oleosidade na região.
Enquanto isso, para selar a maquiagem com uma textura extrafina, o pó solto translúcido, de Laura Mercier (R$ 149), foi um verdadeiro sucesso. Diversos reviews positivos bombaram na plataforma.
Por fim, uma promessa bastante ousada parece ter cumprido as expectativas dos usuários, de acordo com os reviews na rede social: cobrir tatuagens sem deixar a pele com aspecto artificial. Esse foi o ponto alto para a base Good Apple, da KVD (R$ 185), emplacar de vez no TikTok.
Perfumes também fizeram sucesso no TikTok
Os perfumes não ficaram de fora da lista dos produtos de beleza que bombaram no TikTok em 2022. Foi só a cantora Rihanna elogiar o aroma amadeirado do Baccarat Rouge 540 (R$ 6 mil) que o produto simplesmente sumiu das prateleiras das lojas, tamanha procura dos usuários.
O Glossier You, da Glossier (US$ 64) foi outro perfume que rodou a rede social. Ele virou desejo após usuários relatarem que sua fragrância promovia um aroma personalizado para cada pele.
Foram muitos os produtos de beleza que bombaram no TikTok em 2022 graças à popularização dos vídeos curtos como forma de comunicação entre marcas e consumidores. Entre os usuários, relatos pessoais foram essenciais para a consolidação do produto, principalmente, quando o mesmo era a indicado por uma celebridade ou influenciador na rede.