Para além da limpeza e do protetor solar, sua rotina de cuidados com o rosto inclui o uso da água termal? Se a resposta for não, é possível que você esteja perdendo os benefícios de um produto rico em minerais, capazes de acalmar a pele irritada, hidratá-la e ainda evitar o envelhecimento precoce.
A dermatologista Francine Seibt, que atua em Porto Alegre e em Venâncio Aires, descreve o potencial do produto para uma pele mais viçosa. Ela explica que água termal é um tipo especial de líquido subterrâneo enriquecido por minerais vindos das rochas.
Sendo assim, não há apenas um tipo, variando conforme a origem da água com a qual cada laboratório trabalha e as características geológicas das rochas por onde o líquido passou. Alguns dos minerais que costumam estar presentes nesse produto são magnésio, boro, sódio, zinco, manganês e outros.
Razões para começar a usar água termal
A água termal pode ser utilizada no rosto, no corpo e até no couro cabeludo. Sua principal ação é a de acalmar a pele, dado que os elementos da sua composição atuam na regulação de processos inflamatórios, diminuindo irritações, coceiras, ardências e trazendo sensação de frescor e alívio.
— Ela é muito rica e singular no sentido de acalmar e diminuir vermelhidão e irritação sem causar problemas. Sua ação é ampla e praticamente sem efeitos colaterais, é muito raro haver alguém que não possa usá-la ou apresente alguma irritação após o uso — explica Francine.
A água termal também ajuda a ativar mecanismos de renovação celular, o que contribui para uma pele mais viçosa e elástica, com aspecto mais saudável e homogêneo, já que ajuda também na cicatrização de lesões.
— Nossa pele está sempre se renovando, nós trocamos ela toda a cada mês, aproximadamente. Mas quanto mais se faz isso de uma forma ordenada, com auxílio da água termal, mais consegue-se ter uma pele viçosa, com células mais novas e machucados cicatrizados — aponta a dermatologista.
O segundo principal benefício da água termal, segundo Francine Seibt, é o da hidratação. Por conta de seus minerais e do seu PH, o produto consegue penetrar tanto entre as células quanto dentro delas.
Isso contribui para que a pele não fique "murcha", mas sim com um melhor turgor (elasticidade) e com um brilho saudável. Em dias muito quentes e secos, as borrifadas desse cosmético podem ser uma boa estratégia para refrescar e hidratar a derme.
Outro benefício identificado pela ciência é a ação antioxidante, já que a água termal ajuda a evitar a formação de radicais livres. Dessa forma, previne o envelhecimento e complementa-se à proteção solar. Também evita a proliferação de fungos e bactérias que podem causar infecções.
Como usar a água termal
A indicação mais comum é aplicar algumas borrifadas na face ao longo do dia, principalmente quando o tempo está quente, de forma a refrescar e hidratar a pele. Também é indicado incluí-la no skincare diário, depois de lavar o rosto, como uma forma de “preparar o solo para receber algum princípio ativo e filtro solar.
— Ela vai potencializar a ação dos produtos que virão a seguir, pois eles vão agir numa pele mais hidratada, mais bem regulada e menos irritada — afirma Francine.
Ao longo do dia, a água termal pode ser utilizada inclusive sobre a maquiagem, mas o benefício é maior quando aplicada na pele limpa. Também pode-se usar à noite, logo depois da limpeza e antes da aplicação de outros produtos.
Quem pode usar
A água termal é indicada para todos os tipos de pele. Não há contraindicações, segundo a dermatologista: até mesmo a pele oleosa ficará mais hidratada, e sem que haja qualquer aumento no nível de oleosidade.
Além de fazer parte do skincare diário, a água termal também é recomendada após sessões de laser ou peeling, procedimentos que tendem a deixar a pele irritada. Outra utilidade é ajudar a derme a se recuperar da agressão das queimaduras solares de baixa gravidade ou das sessões de depilação com lâmina ou cera.
Peles sensíveis que sofrem de rosácea, acne e dermatite atópica também costumam se beneficiar.
Diferença entre água termal e água micelar
Enquanto a água termal atua principalmente para acalmar e hidratar a pele, a água micelar é um tipo de solução de focada em limpeza. O produto tem diversas micropartículas chamadas micelas, que agem com ímã de sujeira e impurezas.
Essa solução de limpeza costuma ser neutra, pois tem base de água e não contém álcool.
Ela também pode ser usada como demaquilante. A exceção é para maquiagem à prova d’água, caso em que será necessário um produto de composição oleosa para fazer a remoção.
Composição e formato
Francine explica que, muitas vezes, não são acrescentados outros componentes à água termal, de forma que o produto é basicamente a água retirada do subterrâneo rochoso, rica em minerais. O mais comum é encontrá-la à venda em spray, que é a melhor apresentação, segundo a dermatologista, pois evita a abrasão em uma pele possivelmente já irritada.
Ela também pode ser apresentada como solução, aplicada com o auxílio de algodão.
— Hoje em dia, a água termal também tem sido utilizada na composição de produtos como cremes, protetores solares, hidratantes e outros — aponta Francine.
Variedade no mercado
Logo que o produto foi lançado no mercado, marcas como La Roche Posay e Vichy eram as principais opções para compra, relembra a dermatologista, mas hoje há uma grande variedade de laboratórios e preços, que cabem em diferentes bolsos — a média fica entre R$ 30 e R$ 120.
Conforme a concentração de cada elemento mineral, pode ser que uma marca de água termal seja mais adequada para determinada função do que outra. Para escolher a ideal para seu tipo de pele, a recomendação de Francine é a consulta com um dermatologista.
— É difícil a pessoa comum olhar a tabela de elementos na composição e saber exatamente do que precisa. Apenas consultando um dermatologista ela vai saber ver se sua pele tem alguma particularidade e se deve priorizar algum componente. Numa pele mais irritada, por exemplo, o selênio pode ajudar mais, então podemos buscar uma marca com maior concentração desse elemento. Mas isso é um detalhe, a pessoa não vai ter problemas se sua água termal não tiver tanta concentração daquilo que ela mais precisa. Essa minúcia é mais em termos de buscar o melhor aproveitamento possível — orienta ela, reforçando as inúmeras razões para começar a usar água termal.