Poucos paredões do BBB 23 foram tão acirrados quanto o que será definido nesta quinta-feira (13). Aline Wirley, Amanda e Cezar Black disputam a preferência do público e a chance de seguir concorrendo ao prêmio acumulado em R$ 2,23 milhões.
Até agora, as enquetes acompanhadas por GZH não indicam definição do resultado. Aline Wirley aparece à frente de Cezar Black com alguns décimos de diferença. Amanda é a menos ameaçada e, tendo em vista a torcida que conseguiu mobilizar nas redes sociais, é improvável que ela saia. Portanto, o mais provável é que o enfermeiro ou a ex-Rouge se despeçam do programa hoje.
Os levantamentos não têm ligação com a votação oficial realizada pela Globo, mas servem como um termômetro do que deve ser visto nesta noite. A seguir, saiba o que pode pesar contra Cezar Black e Aline Wirley na berlinda.
Por que Cezar Black pode ser eliminado nesta quinta
Inseguro sobre participar ou não dos grupos que se formaram no BBB 23, Cezar pode sair justamente por conta da divisão da casa. No paredão, ele é o único integrante do fundo do mar, e junta contra si duas torcidas do grupo deserto — ainda que Aline não tenha tantos fãs quanto Amanda.
Para piorar a sua situação, Cezar arrumou briga com o grupo deserto na semana passada. Insatisfeito com alguns parceiros do quarto fundo do mar, ele decidiu se mudar para o dormitório inimigo — e chegou lá deixando claros os seus motivos, reclamando sem papas na língua dos aliados. Porém, no dia seguinte, o enfermeiro ganhou a prova do anjo e precisou indicar duas pessoas ao paredão. E escolheu justamente suas novas colegas de quarto Amanda e Aline.
Depois disso, a treta foi instaurada. Cezar foi expulso do novo dormitório, bateu boca com Larissa e foi xingado aos gritos por Bruna Griphao, que o chamou de "machista" e "moleque". Ainda que conte com simpatia de grande parte do público e seja um dos queridinhos da edição, o baiano tem contra si a torcida de todo o grupo rival.
Outro ponto que pode pesar contra Black é a indisposição de jogar com quem o apoia. Desde o início do programa, ele deixa claro que se juntou ao fundo do mar por pura conveniência com os rumos do jogo, e não por identificação. Por conta disso, mais de uma vez não quis votar no mesmo alvo do grupo, para não se indispor com os inimigos, ao mesmo tempo em que era alvo declarado deles. Para os torcedores do fundo do mar, Cezar é considerado "puxa-saco", o que dificulta a mobilização de torcida por ele.
Por que Aline Wirley pode ser eliminada nesta quinta
Já Aline tem contra si a torcida de Cezar. É verdade que o enfermeiro não pode contar tanto assim com o apoio dos fãs do fundo do mar, mas a sua personalidade marcante, carismática e cheia de nuances conquistou o público "do sofá" — que é aquele mais tradicional, que acompanha o programa apenas pela TV, e não pelas redes sociais. Já a ex-Rouge, como estratégia, escolheu não se expor no jogo, mantendo-se discreta e passando longe de polêmicas.
Esse é o ponto mais fraco e mais forte de Aline no BBB 23. Ela já passou batido por outros paredões, mas neste é o elo mais fraco. Evitando o embate com o exército de Amanda, a equipe de Cezar vem puxando mutirões contra a cantora, que já conta com certa antipatia do público.
Isso porque ela ganhou o rótulo de "omissa". Aline entrou no programa amarrada a Bruno Gaga e se juntou ao grupo deserto sem parecer ter muitas afinidades com os seus integrantes. Por outro lado, tinha conversas intensas com Sarah Aline, de quem nunca chegou a se aproximar.
Por conveniência ou comodidade, preferiu seguir até o final no grupo deserto, mesmo que percebesse erros e controvérsias de alguns colegas, sem jamais confrontá-los diretamente.
Quando Larissa e Fred saíram, Aline teve uma crise de consciência e confessou a Sarah ter percebido algumas atitudes racistas de membros do quarto deserto. Na época, ela disse estar "confusa" com a relação com as aliadas e até ensaiou uma aproximação com Domitila Barros. Porém, quando a catarinense voltou ao jogo pela repescagem, a cantora imediatamente esqueceu essa confusão e mergulhou de cabeça na antiga aliança.
Nos últimos dias, ela tem defendido Amanda, Bruna e Larissa com unhas e dentes. Quando Cezar se mudou para o quarto delas, ela mandou que ele dormisse no chão e foi uma das que expulsou o brother do local. Na noite de segunda (10), juntou-se à atriz em uma série de humilhações contra o enfermeiro, e chegou a insinuar que ele as estava ameaçando de modo agressivo.
Na verdade, o que parece estar em disputa, neste paredão, é a hegemonia do grupo deserto. Se conseguir eliminar Black, um dos participantes mais queridos do BBB 23, é provável que consiga levar suas quatro integrantes à final — incluindo a discreta (ou planta) Aline.
*Produção: Mariana Barcellos