Grandes estrelas de Hollywood estão migrando cada vez mais das telonas para as telinhas na última década, em um movimento que escancara o grande momento das séries televisivas, que contam com investimentos cada vez maiores e entregam produções mais cinematográficas. Harrison Ford, Meryl Streep, Sylvester Stallone e Arnold Schwarzenegger são alguns dos mais recentes exemplos.
Estes veteranos da sétima arte vêm encontrando nas produções de TV — em especial, nos streamings — espaço para desenvolverem suas habilidades artísticas com mais profundidade e, também, fazer dinheiro, visto que os papéis vão ficando mais escassos nos grandes estúdios de cinema com o avançar da idade dos astros.
Com a televisão atingindo um novo ápice de qualidade a partir de, principalmente, Família Soprano (1999-2007), da HBO, as estrelas de Hollywood viram que não era nenhum declínio na carreira estrelar séries — que, anteriormente, eram vistas como porta de entrada para projetos maiores. Ou seja, o cinema.
Em 2011, o duplamente oscarizado Dustin Hoffman decidiu encarar a série Luck, que durou apenas uma temporada, mas serviu para abrir os olhos dos trabalhadores da indústria, que viram o cinema se tornando cada vez mais comercial e a TV abrindo espaço para projetos mais autorais e ousados.
O movimento começou a ganhar mais fôlego em 2013, quando Kevin Bacon assumiu o papel de protagonista da série The Following (2013-2015), fazendo esta migração que, antes, não era comum — as produções de TV começaram a ser encaradas por ele com outros olhos depois de ver a esposa, Kyra Sedgwick, atuando em The Closer (2005-2012). O impulso final veio com a performance de James Gandolfini em Família Soprano.
Depois de Bacon, outros veteranos que tiveram seus auges nas telonas passaram a ter coragem de fazer o mesmo movimento. Atualmente, nomes que figuram na chamada A-List de Hollywood estão encarando as séries de TV como grandes oportunidades — alguns, inclusive, passando a priorizar a TV, depois de anos com foco no cinema. Abaixo, listamos alguns que fizeram a transição recentemente.
Harrison Ford
Um dos grandes astros das telonas, Harrison Ford tem um currículo invejável. Ele é intérprete de alguns dos mais reconhecidos personagens da história do cinema: Han Solo, da saga Star Wars, Indiana Jones e Rick Deckard, da franquia Blade Runner. Mesmo sendo uma estrela incontestável, o veterano se rendeu às séries no auge dos seus 80 anos. Ele decidiu mergulhar neste tipo de produção em dose dupla. Apenas em 2023, ele estrelou duas produções: 1923 (Paramont+), um derivado de Yellowstone, no qual atua ao lado de Helen Mirren, e Falando a Real (Apple TV+), comédia em que contracena com Jason Segel. Ambas foram renovadas para novas temporadas. Ou seja, o ator não vai deixar as telinhas tão cedo — e vale ressaltar que ele ainda encarou um quinto filme da franquia Indiana Jones, que estreia em junho deste ano.
Kevin Costner
Por falar em Yellowstone, Kevin Costner, que tem dois Oscar na prateleira de casa, de direção e melhor filme para o clássico Dança com Lobos (1990), parece ter pegado gosto pela televisão depois de estrelar a minissérie Hatfields & McCoys (2012). Em 2018, surgiu como protagonista deste faroeste da Paramount. A produção caiu nas graças do público e já bateu vários recordes de audiência nos Estados Unidos. O sucesso foi tanto que a produção, que já conta com cinco temporadas, ganhou dois derivados para expandir o seu universo: a já citada 1923 e 1883, que é estrelada por Sam Elliot.
Meryl Streep
Uma das maiores atrizes do cinema, Meryl Streep já tem passagens pela televisão, com participações em séries. Em 2003, ela estrelou a aclamada minissérie da HBO Anjos na América, ao lado de Al Pacino e Emma Thompson. Pela obra, ela venceu o Emmy de melhor atriz — a estatueta se somou aos três prêmios Oscar que a artista conquistou ao longo de sua carreira. Em 2019, ela decidiu apostar novamente em uma produção da HBO e entrou para o elenco regular da segunda temporada de Big Little Lies, somando-se a Reese Witherspoon e Nicole Kidman. Pelo visto, Meryl gostou do ambiente de TV, tanto é que ela estará no elenco da terceira temporada de Only Murders in the Building (Star+), que estreia ainda neste ano.
Sylvester Stallone
Intérprete de Rocky Balboa e John Rambo, Sylvester Stallone é um dos nomes mais conhecidos do cinema de ação, tendo uma extensa filmografia e três indicações ao Oscar. Aos 76 anos, o astro decidiu encarar a sua primeira série de TV, protagonizando os 10 episódios de Tulsa King, lançada no final do ano passado pela Paramount+. No mesmo serviço, ainda fará um reality show, no qual o dia a dia com a esposa e três filhas serão o foco. Família Stallone estreia em 17 de maio.
Arnold Schwarzenegger
Outro brucutu dos cinemas, Arnold Schwarzenegger também decidiu encarar a sua primeira série de TV, depois de se consagrar em filmes como os da franquia O Exterminador do Futuro (1984-2019), além de O Predador (1987), True Lies (1994) e Conan, o Bárbaro (1982). Agora, o astro chega às telinhas em 25 de maio como protagonista de FUBAR, original da Netflix. A produção contará a história de um pai e uma filha que descobrem que ambos têm trabalhado em segredo para a CIA por anos.
Helen Mirren
Também citada acima, Helen Mirren tem uma grande trajetória no cinema — e um Oscar, por A Rainha (2006). Com algumas passagens breves pela televisão décadas atrás, ela encarou, em 2019, a minissérie Catarina, a Grande. Agora, em 2023, ela abraçou 1923, ao lado de Harrison Ford. A série foi um sucesso e já garantiu uma segunda temporada.
Al Pacino
O poderoso chefão Al Pacino já foi citado no texto. Em 2003, ele estrelou, ao lado de Meryl Streep, Anjos na América, aclamada minissérie pela qual venceu o Emmy de melhor ator — o prêmio se somou ao Oscar que o artista tem por Perfume de Mulher (1992). Em 2020, Pacino decidiu voltar às produções de TV com o papel principal de Hunters, produção do Amazon Prime Video que acompanha um grupo de caçadores de nazistas.