Apesar de falar sobre temas duros, o bom humor não fica de fora na autobiografia que Luiz Fernando Guimarães acaba de lançar. Na obra Eu Sou Uma Série de 11 Capítulos (Globo Livros), o ator narra passagens marcantes de usa vida, como o início da carreira, as amizades e a luta contra o alcoolismo.
Escrita de forma não linear, a obra tem início visitando a infância do artista, para na sequência mergulhar em diferentes fases de sua caminhada. Ao longo do relato, Guimarães comenta sobre o período em que precisou ligar com seu vício em álcool. De acordo com ele, durante três anos viu sua vida sofrer diferentes impactos relacionados à doença, que acreditar ser hereditária.
— Já fiz muita merda, já bebi pra caceta, já perdi quatro carros. Bebia para me sentir extrovertido — conta o ator, em entrevista para o jornal O Globo — Quando a gente está no fundo do problema, não vê nada, porque é muita parede. Fica procurando salvação, mas não tem um caminho.
Além das perdas materiais, chegou a se afastar dos amigos durante o período, o deixando com “uma vida abandonada”, comenta no livro. Preocupados com sua condição, familiares chegaram a interná-lo em uma clínica, sem efeito. Guimarães fala que foi apenas o acompanhamento terapêutico que deu a ele as ferramentas para que conseguisse controlar o vício.
Mas a dificuldade em lidar com o alcoolismo foi apenas uma das muitas camadas que o ator narrou em sua obra. Experiências de aventuras, festas, relações de amizade e outros momentos que constroem seus 72 anos de trajetória formam o livro.
Casado há 25 anos com Adriano Medeiros, o ator explica que nunca fez questão de abraçar as bandeiras LGBTQIAP+. O casal tem dois filhos adotivos, Dante e Olivia.