Um porta-voz da HBO se manifestou sobre o vazamento do último episódio da primeira temporada da série House of Dragon. O capítulo será exibido pela plataforma, de forma oficial, na noite deste domingo (23).
Segundo o porta-voz, o episódio foi disponibilizado em diversos sites, de forma ilegal, na sexta-feira (21). Ele também afirmou que a empresa está monitorando a situação e agindo para a retirada do conteúdo em sites torrent.
Em comunicado enviado ao The Hollywood Reporter, a HBO lamentou o ocorrido e atribuiu o vazamento a um dos parceiros que é responsável pela distribuição da série na Europa, na África e no Oriente Médio. "Parece ter se originado de um parceiro de distribuição na região EMEA", diz trecho da nota.
Ainda no texto, a empresa enfatizou que espera que, mesmo com o vazamento, os telespectadores possam acompanhar o episódio que encerra o primeiro ano da trama e garantiu que a visualização será em uma qualidade superior aos conteúdos que foram divulgados na internet. "Estamos desapontados que essa ação ilegal tenha interrompido a experiência de visualização dos fãs leais do programa, que poderão ver uma versão original do episódio quando estrear no domingo na HBO e HBO Max, onde será transmitido exclusivamente em 4K", ressaltou.
Essa não é a primeira vez que a HBO enfrenta um caso de vazamento. Em 2017, um episódio da sétima temporada de Game of Thrones chegou à internet de forma ilegal antes da data de estreia na plataforma de streaming e no canal de TV. Na época, a empresa alegou que um fornecedor terceirizado havia publicado o conteúdo de forma acidental.
Vale lembrar que a disponibilização de conteúdos na internet sem a autorização dos responsáveis se configura como crime, conhecido popularmente como pirataria digital. Nos Estados Unidos, a pena prevista para quem comete essa infração pode chegar até 10 anos de prisão.