Contém spoiler!
Uma cena do último episódio de House of the Dragon tem causado polêmica entre os fãs do universo criado por George R.R. Martin. Trata-se da ocasião em que Daemon Targaryen enforca a sobrinha e esposa Rhaenyra durante uma conversa privada, quando ela revela a ele a profecia de sua família que é passada de rei para herdeiro.
No livro Fogo e Sangue, que serve de base para a série, tal cena não existe. Segundo alguns fãs, essa teria sido mais uma vez em que a série preferiu exibir traços mais cruéis do personagem, que já foi definido pelo escritor como seu "Targaryen favorito" justamente por ser "cinza" — ou seja, que tem atitudes tanto de vilão quanto de mocinho. Na literatura, ele é um pai e marido amoroso, mas essas sequências não apareceram com frequência na adaptação.
Em entrevista à Variety, o showrunner Ryan Condal comentou a cena em questão:
— É um momento que acho surpreendente e chocante para Daemon como personagem, mas também acho que é uma daquelas coisas que foram construídas ao longo de toda a temporada — explicou. — Daemon, enquanto um personagem complexo incrivelmente carismático e profundamente interessante, também é capaz de grande escuridão. (A crueldade) Está fervendo logo abaixo da superfície.
Condal ainda justificou a atitude do personagem:
— Quando ele descobre naquele momento que Viserys nunca acreditou nele o suficiente como seu verdadeiro herdeiro ao trono, para passar a profecia que ele claramente passou para Rhaenyra, isso o quebra. Ele amava seu irmão tão profundamente e confiava nele, mesmo com todos os problemas que eles tiveram, e Viserys nunca compartilhou isso com ele. Ele manteve (Daemon) no escuro, e isso quebra Daemon. Em vez de reagir com pesar ou tristeza, que você vê nele mais tarde, ele reage com raiva, e desconta isso na Rhaenyra.
Recentemente, a produtora e roteirista Sara Hess foi criticada por ter declarado que ficou espantada com a paixão dos fãs por Daemon. "Ele se tornou namorado da internet de uma forma que me deixa perplexa. Não que Matt (Smith, ator que dá vida a Daemon) não seja incrivelmente carismático e maravilhoso, e ele é incrível no papel. Mas o Daemon, eu não quero que seja meu namorado. Estou um pouco perplexa como eles estão todos: 'Oh, papai!' E eu fico tipo: 'Sério?'"
Ao The Hollywood Reporter, Condal disse que ficou "muito horrorizada" com a forma como a colega foi tratada nas redes sociais.
— As pessoas estão querendo colocar chapéus brancos e chapéus pretos nos personagens. Eles estão procurando por mocinhos e bandidos. Eles estão procurando o Lado Negro e o Lado Claro da Força. E simplesmente não é esse tipo de show — comentou.
A performance de Smith, segundo ele, tem contribuído para que o personagem se torne "icônico":
— Daemon é um personagem atraente. Ele é incrivelmente carismático. Ele é interpretado por um ator muito bonito que é o Matt Smith. Eu entendo porque ele tem um super fandom construído em torno dele. Eu entendo totalmente. Mas isso não significa que Daemon seja irrepreensivelmente heroico. Daemon fez algumas coisas realmente horríveis. Ele continuará a fazer coisas realmente horríveis.