Foi ao ar nesta sexta-feira (7) o tão aguardado capítulo final da novela Pantanal, da Globo. Com um total de 167 capítulos, o remake se tornou um fenômeno desde sua estreia em 28 de março. A versão original, exibida em 1990 e assinada por Benedito Ruy Barbosa — desta vez, foi o neto dele, Bruno Luperi, quem comandou o remake —, também parou o país.
Confira, abaixo, os momentos mais marcantes.
Sela de prata
O capítulo começa com emoção e torcida para os pantaneiros. Retomando a deixa da noite anterior, Jove (Jesuíta Barbosa), José Lucas (Irandhir Santos) e Tadeu (José Loreto) disputam a sela de prata do pai, José Leôncio (Marcos Palmeira). Mas é Tadeu — após largar em último lugar — que cruza a linha de chegada na frente dos irmãos. A comemoração da família é interrompida pelo som de um berrante ao longe, tocado pelo Velho do Rio (Osmar Prado), abençoando a conquista de seu herdeiro.
Gravidez
Como não poderia faltar em um final de novela, Muda revela a Tibério estar grávida.
— Você é a salvação da minha vida, sempre foi e sempre será — diz ao amado, que retribui com um beijo apaixonado.
Descoberta de Tadeu
Quando Filó e José Leôncio falam sobre Tadeu, ele escuta que, na verdade, não é filho biológico de Zé. Em choque, o rapaz foge. Porém, em uma das cenas mais aguardadas da novela, Tadeu finalmente depara com o Velho do Rio, que afirma que o destino do jovem é permanecer no Pantanal. O peão decide voltar e, ao encontrar o pai, revela que viu o avô, que confirmou que ele não tem o sangue dos Leôncio, mas tem o amor. Em resposta, José ressalta que Tadeu sempre foi seu filho no coração.
Finais felizes
E a celebração mais aguardada pelos pantaneiros finalmente chega, com três casamentos em uma só festa. O destaque fica para a grande entrada, em câmera lenta, de Filó (Dira Paes), que finalmente se une no sagrado matrimônio a seu grande amor.
A festa segue com um banquete e música, com Sérgio Reis (Tibério em Pantanal de 1990) e outros rostos conhecidos da versão original da novela, como Cristiana Oliveira (Juma) e Ingra Lyberato (Madeleine).
O casamento também proporciona reencontros: após sofrer nas mãos de Tenório (Murilo Benício), Maria Bruaca (Isabel Teixeira) finalmente viverá dias de paz ao lado de Alcides (Juliano Cazarré). Na celebração, ela reencontra a filha Guta (Julia Dalavia), e as duas se reconciliam. Zaquieu (Silvero Pereira) é outro que encontra um peão para chamar de seu.
Morte de José Leôncio
Contudo, a alegria dos recém-casados dura pouco. Após uma última noite juntos depois do casamento, José Leôncio levanta e sente uma dor no peito — e, finalmente, consegue ver o pai em um quadro em casa.
Em seguida, emocionado, José finalmente encontra o Velho do Rio, no mundo espiritual, que lhe passa adiante o dever de cuidar do Pantanal e de sua família. Herdando o chapéu, o manto e a bengala de seu pai, ele se torna, assim, o novo Velho do Rio.
Rainha do gado
De volta ao plano real, amigos e famílias se reúnem para o enterro, com Filó guiando o caixão. Seus filhos, então, tocam o berrante em homenagem ao pai. José Leôncio, por sua vez, responde de onde se encontra, e a família entende a mensagem.
Na cena final, sete anos mais tarde, José Leôncio brinca com os netos, enquanto Filó — agora "rainha do gado" — aguarda o momento de finalmente poder reencontrá-lo.