Famosa na internet há quase uma década, Jade Picon tem um trajetória de sucesso como influenciadora digital, mas desde sua participação no Big Brother Brasil 22, novos caminhos se abriram para a jovem de 20 anos.
Ela se prepara para dar seus primeiros passos como atriz em Travessia, próxima novela das nove da Globo, escrita por Gloria Perez. Apesar do friozinho na barriga às vésperas da estreia, que será em outubro, a guria garante que está pronta para o desafio.
– É uma pressão muito maior do que estou acostumada, mas isso não me paralisa ou me deixa com medo – conta a paulistana.
Perfis diferentes
Na nova trama, Jade será Chiara, uma jovem moderna, antenada e acostumada a lançar tendências nas redes sociais. Qualquer semelhança não é mera coincidência, já que a influenciadora foi convidada para o projeto justamente por ter o perfil da personagem. Porém, Jade destaca que sua personalidade é bem diferente:
– Uma coisa que estou aprendendo com a Chiara, e que eu admiro nela, é o fato de ser decidida. Ela dá a cara a tapa, acho muito bonito. E isso é uma coisa que eu não tenho muito e observo muito na Chiara. Eu penso demais antes da fazer qualquer coisa, de escrever, de ficar olhando, refletindo.
Jade mostrou durante o BBB o quanto é observadora e estrategista. As grandes diferenças entre intérprete e personagem devem ficar bem claras ao longo da trama.
– Existem muitas diferenças na maneira de pensar e lidar com situações que vão vir a acontecer com ela que eu faria diferente. Na hora em que começar a trama, o pessoal que assistir e me conhece vai conseguir ver melhor quais são – explica.
Chiara é filha de Débora (Grazi Massafera) e Moretti (Rodrigo Lombardi), mas será criada por Guerra (Humberto Martins), que ama profundamente a menina, mesmo sendo ela fruto de uma traição. O carinho entre pai e filha ultrapassou as barreiras da ficção, a julgar pela forma como Humberto fala sobre a nova colega de trabalho.
– Essa menina é um prodígio, percebi imediatamente. Tem sido ótimo trabalhar com ela, parece que tem 10 anos de carreira, tem o texto na ponta da língua. Ela desenvolve muito bem, até me surpreende. Tenho que ficar atento, senão eu fico lhe assistindo em cena. Ela tem algo mais a querer fazer realmente dentro de sua vida profissional para além do ego e vaidade. Ela quer crescer, quer ser uma atriz – derrete-se o veterano.
Escalação polêmica
Se no set de gravação Jade foi recebida de braços abertos, por outro lado, choveram críticas a sua escalação, por não ser uma atriz profissional. A novata, no entanto, não se intimida:
– Estou acostumada a receber críticas desde os 12 anos, quando entrei para a internet. Jamais deixaria de aproveitar uma oportunidade como essa, a maior que já apareceu, por conta do que as pessoas dizem. Não impedirá que eu viva meu sonho.
Gloria Perez, defensora ferrenha da escalação de Jade, dá o recado para os críticos de plantão:
– Eu não compactuo com preconceito. Acho que se as pessoas ficaram assim de orelha em pé, achando que ela é ruim, esperem para ver.