Esta quarta-feira (22) marcou a estreia da terceira temporada de The Umbrella Academy na Netflix. E, além de trazer a aventura de volta, os novos episódios também vão sanar a curiosidade dos fãs sobre como a série aborda a transição de gênero de Viktor Hargreeves, personagem interpretado por Elliot Page, que anunciou, em 2020, que é um homem transgênero.
Vale destacar que desde as primeiras fotos de divulgação da terceira temporada, Page já aparece como Viktor, mas como o roteiro tratou a mudança na trama?
A partir de agora, cuidado com os spoilers!
No segundo episódio da terceira temporada, o Número Sete é revelado como uma pessoa trans, escolhendo o nome Viktor. E, no momento em que os irmãos Hargreeves estão entocados no Hotel Obsidian, após o primeiro confronto com a Sparrow Academy, Viktor (Page) resolve radicalizar o visual e aparece com os mesmos cabelos curtos que Elliot adotou desde a sua transição.
Os três irmãos, após uma breve hesitação, mostram-se receptivos:
— Nah, tudo bem por mim — diz Diego.
— Sim, por mim também. Legal — replica Klaus.
— Realmente feliz por você — aponta Five.
E todos seguem com a conversa sobre o último evento apocalíptico enfrentado pela família.
Allison (Emmy Raver-Lampman) é quem descobre, na sequência, que agora tem um irmão. Durante um passeio, ela pede desculpas a Viktor por nunca ter percebido. O personagem de Page, então, responde:
— Você não poderia saber, porque nem eu sabia, inteiramente.
A dupla ainda fala sobre como o romance de Viktor com Sissy (Marin Ireland) o ajudou a explorar a própria identidade, deixando de se esconder e se tornando livre. Na sequência da cena, os irmãos acabam olhando para o vidro de uma lanchonete, onde suas imagens estão refletidas. O Número Sete, então, confessa que sempre odiou espelhos, mas quando a irmão pergunta o que ele vê agora, a resposta é:
— Eu. Só eu.
A identidade de Viktor é mencionada algumas outras vezes ao longo da temporada, sempre de passagem, sem se tornar uma complicação na trama. Um exemplo é quando Luther (Tom Hopper) fica sabendo, dias depois do restante dos irmãos. O grandão acaba perguntando se a família não deve celebrar de alguma forma o momento.
— Luther quer te dar uma festa para você se sentir amado. Você se sente amado? — pergunta Diego, de forma direta, ao irmão.
— Oh... Sim, me sinto — responde Viktor, um pouco tímido.
Vale lembrar que, em sua participação no programa Late Night with Seth Meyers, Page falou sobre a construção dessa parte da história, revelando que o autor e jornalista Thomas Page McBee, também transgênero, foi consultado pela equipe de roteiristas da série durante o processo.
— Quando conversei (com o showrunner Steve Blackman) pela primeira vez sobre isso, ele pareceu muito animado com a perspectiva de incorporar a minha transição à série. Depois, Thomas chegou e nos ajudou. O resultado é algo do qual eu me orgulho, e que eu estou animado para que as pessoas vejam — disse Page.
McBee, por sua vez, afirmou que o texto da temporada já estava pronto, mas foi adaptado para introduzir Viktor da melhor maneira possível, com a "transexualidade como uma textura e não como um traço de caráter definidor".
— Foi uma oportunidade de mostrar uma transição tão orgânica, tão fundamental para o personagem, que só poderia funcionar em conjunto com os arcos de personagens existentes — disse.
Os 10 episódios da terceira temporada de The Umbrella Academy já estão disponíveis na Netflix.
Repercussão
Na internet, os internautas falaram sobre o retorno da série e como a transição de Viktor foi abordada: