Foi difícil segurar as lágrimas ao assistir Pantanal nesta segunda-feira (16). Em cenas singelas e emocionantes, José Leôncio (Marcos Palmeira) lamentou a morte de seus velhos amigos, Quim e Tião. O ápice do capítulo foi a participação do cantor e compositor Renato Teixeira, que interpretou os últimos instantes de vida de Quim. Na primeira fase, o personagem coube a Chico Teixeira, filho de Renato na vida real.
A dureza de Zé Leôncio não resistiu à notícia recebida pelo rádio, que Tião morrera após cair de um trator na fazenda onde morava. Anos antes, a dupla mais fiel da comitiva de Joventino (Irandhir Santos) recebeu a missão de tocar as terras do patrão e amigo José Leôncio, que na época ainda mantinha esperanças de encontrar o pai desaparecido.
Mas voltando ao capítulo dessa segunda, logo após a triste notícia do falecimento de Tião, Quim apareceu tocando na viola uma moda que tudo tinha a ver com o momento: Amizade Sincera — composição do próprio Renato Teixeira. Enquanto isso, no Pantanal, Trindade (Gabriel Sater) entoava a mesma canção. Nesse meio tempo, Filó (Dira Paes) recebeu a notícia de que Quim também havia partido desse plano.
Foi aí que Zé Leôncio, que até então lamentava o fato de Deus ter separado os dois companheiros, mudou o tom e anunciou uma roda de viola especial, já que os amigos, agora sim, estavam juntos onde quer que fosse.
Nas redes sociais, a comoção tomou conta dos telespectadores. Aliás, a trama tem se mantido um sucesso inclusive entre os mais jovens, que pouco sabiam da primeira versão - a maioria nem era nascida. O autor, Bruno Luperi, mostra que um novelão de primeira não carece de grandes cenas de ação ou reviravoltas para conquistar o coração do público. Cenas de pura emoção, com poucos e profundos diálogos, ou simplesmente uma boa moda de viola são capazes, sim, de prender a atenção do público das novas gerações.
Confira reações:
Talento de família
Além de Renato e Chico Teixeira, Pantanal tem mais um membro dessa talentosa família. Filha do cantor, Isabel Teixeira tem arrasado em cena como Maria Bruaca, esposa do misterioso Tenório (Murilo Benício).