O ator ruandense-escocês Ncuti Gatwa, que interpretou o adolescente Eric Effiong em Sex Education, será o novo protagonista da série Doctor Who. A informação foi confirmada em nota para a BBC pelo próprio ator.
"Não há palavras para descrever como estou me sentindo. Uma mistura de profundamente honrado, além de animado e, claro, um pouco assustado", declarou Gatwa no texto.
Ele será o sucessor de Jodie Whittaker como protagonista de Doctor Who. O ator vai ser o 14º doutor do programa e o primeiro negro a viver o papel, que faz parte da teledramaturgia britânica desde 1963 (a série teve um longo hiato entre 1989 e 2005, período em que alguns filmes relacionados ao seu universo foram lançados).
"Ncuti nos deslumbrou, agarrou esse papel e conquistou as chaves da TARDIS em segundos. É uma honra e uma alegria trabalhar com ele, mal posso esperar para começar. Tenho certeza que você está morrendo de vontade de saber mais, mas estamos nos racionando por enquanto, como o maravilhoso final épico de Jodie ainda por vir. Mas eu prometo a você, 2023 será espetacular!", afirmou o showrunner de Doctor Who, Russell T. Davies.
"Esse papel e essa série significam tanto para tantas pessoas ao redor do mundo, inclusive para mim, e cada um dos meus talentosos antecessores lidaram com essa responsabilidade única e privilégio com o máximo cuidado. Vou me esforçar para fazer o mesmo", disse, garantindo que vai se entregar por completo ao projeto.