Uma das estrelas de Sex Education, Gillian Anderson, 53 anos, revelou um constrangimento em relação à série, que estreou sua terceira temporada na Netflix. A atriz disse ter proibido os três filhos de assistirem ao seriado, por conta das cenas quentes protagonizadas por sua personagem.
Gillian, que venceu o Emmy por seu papel em The Crown, interpreta a terapeuta sexual Jean Milburn, mãe do protagonista Otis (Asa Butterfield) em Sex Education. Sua personagem é uma mulher de sexualidade livre e desprendida de tabus, o que possibilita uma série de sequências mais ousadas. Ao podcast The Radio Times, a atriz falou que prefere acreditar que os filhos não acompanham a produção.
— Devo dizer que estou vivendo feliz na negação de que meus filhos não assistem à série. Espero que eles não façam isso — disse. — Quando ela foi lançada, eu falei a eles que não podiam vê-la. (Mas) não tenho controle sobre o que eles fazem na casa de seus amigos. Não tenho controle sobre o que seus amigos mostram a eles — revelou.
Apesar do constrangimento, a atriz enalteceu a série, cuja proposta passa por promover discussões sobre sexo de forma madura. Ao longo das três temporadas, temas como doenças sexualmente transmissíveis, contracepção, aborto seguro, assédio sexual e identidade de gênero já foram abordados.
— Tive conversas com eles (filhos) sobre certos aspectos do programa e também sobre a importância de certos temas dele. Conversas que não costumam ser vistas na televisão, mas que são muito importantes, e mesmo vitais, para os jovens — pontuou, elogiando também a capacidade da série de representar a diversidade. — Ela não vê cor e aceita a todos, independentemente de como as pessoas desejam aparecer no mundo. Acho que isso é uma das coisas mais importantes dentre o que é representado no programa.
As três temporadas de Sex Education estão disponíveis na Netflix.