Ellen Pompeo saiu em defesa de Katherine Heigl, sua ex-colega de elenco de Grey's Anatomy, por conta de suas críticas aos bastidores da série médica feitas em 2009. Na época, a intérprete de Izzie Stevens chamou as jornadas de trabalho de 17 horas, às quais a equipe do programa era submetida, de "más" e "cruéis".
Durante o podcast Tell Me With Ellen Pompeo, a atriz de Meredith Grey chamou Heigl de "à frente de seu tempo". Ela estava conversando com a colega de elenco Kate Walsh, que em Grey's interpretou a obstetra Addison Montgomery.
— Lembro que Heigl disse algo em um talk show sobre as horas insanas em que estávamos trabalhando. Ela estava 100% certa. Se ela tivesse dito isso hoje, ela seria considerada uma heroína completa. Mas ela estava à frente de seu tempo — declarou a protagonista da série médica.
— Ela fez uma declaração sobre nosso horário louco e, claro, vamos bater em uma mulher e chamá-la de ingrata quando a verdade é que ela está sendo 100% honesta e é absolutamente correto o que ela disse. Ela foi corajosa por dizer isso, e ela estava dizendo a verdade, não estava mentindo — continuou.
A última aparição de Heigl em Grey's foi em 2010, na sexta temporada. Ela começou como uma personagem regular ao lado de Pompeo, interpretando Stevens, uma médica estagiária no hospital.
Os problemas entre a produção e a atriz começaram em 2008. Naquele ano, a artista foi indicada pela segunda vez ao Emmy por sua performance no programa, mas retirou seu nome da lista, afirmando não ter rendido "material o suficiente" na série para merecer uma indicação.
O comentário, apesar de esclarecido mais tarde, criou um atrito entre ela e a criadora Shonda Rhimes. Heigl foi considerada uma atriz "difícil" e até com fama de "diva" entre o público.
A personagem de Heigl, no entanto, deu indícios de que deixaria a série logo na quinta temporada, quando descobriu um tumor no cérebro. Ela voltou a trabalhar no hospital apenas para ser demitida por dar a um paciente a dosagem errada de medicamento. Suas aparições foram bastante pontuais depois disso, e na sexta temporada, a personagem foi dispensada do programa.