O Big Brother Brasil 22 chega ao fim na noite desta terça-feira (26) com Arthur Aguiar, Douglas Silva ou Paulo André saindo campeão. Mas se fosse possível conceder um prêmio a quem roubou o coração do público, ele seria dado para Tadeu Schmidt, considerado por muitos o maior destaque desta edição.
O apresentador iniciou sua jornada no BBB sob certa desconfiança. Afinal, seria difícil substituir Tiago Leifert — que demorou um pouco até conquistar a simpatia dos espectadores. Mas Tadeu conseguiu.
E longe de ser uma nova versão de Tiago ou do antecessor Pedro Bial, o criador dos cavalinhos do Fantástico trouxe seu toque pessoal para o reality. Abaixo, GZH relembra os melhores momentos do apresentador no BBB 22.
Discursos sensíveis
Desde os tempos de Bial os discursos de eliminação são destaque no Big Brother Brasil, e Tadeu Schmidt fez jus ao legado deixado pelos apresentadores anteriores. O jornalista deu uma verdadeira aula de sensibilidade nos textos preparados e construiu seu próprio estilo no modo de anunciar eliminações.
Enquanto o primeiro comandante da nave louca era adepto das filosofadas e Leifert da incitação ao jogo, sendo até mesmo duro com os brothers, Tadeu adotou um modo humanizado e cheio de carinho pelos participantes, como se abraçasse cada um dos emparedados com as palavras — mesmo quando puxava suas orelhas.
Entre as falas mais memoráveis está a do paredão disputado por Arthur Aguiar, Jade Picon e Jessilane. Para tranquilizar Jessi de que ela não estava correndo riscos na berlinda, que tinha os rivais Arthur e Jade como protagonistas, o apresentador usou a língua brasileira de sinais e emocionou a sister e o público. Foi um momento histórico.
A emoção também tomou conta quando ele anunciou a eliminação de Linn da Quebrada, a primeira travesti a participar do Big Brother Brasil. Tadeu deu a dimensão do que representava a presença da sister no reality, sobretudo em um país com histórico de transfobia, e foi novamente aclamado nas redes sociais.
Alerta sobre pronome
Outro grande momento de Tadeu no jogo foi justamente quando chamou atenção dos confinados para o uso do pronome correto ao se referirem a Linn da Quebrada. Após uma sequência de erros cometidos por diferentes participantes, o apresentador entendeu que era a hora de intervir e dizer o que deveria ser óbvio: "É ela!".
Para isso, fugiu da lacração e levantou a bola para que a própria sister cortasse, pois era dela o lugar de fala. Não tentou tomar para si o protagonismo do momento ou ficou dando sermão, apenas pediu para que Linn explicasse aos colegas como gostaria de ser chamada e o quão importante isso é para ela — algo que não só os confinados precisavam ouvir, mas o Brasil inteiro.
Narração das provas
Mas a primeira temporada de Tadeu no comando do BBB não foi apenas de momentos sérios: também teve muita diversão. E o público que diga. Os espectadores foram à loucura com as narrações entusiasmadas do apresentador, que fazia qualquer provinha parecer uma final de Copa do Mundo.
Experiente no jornalismo esportivo, ele usou todo seu talento para narrar em detalhes cada movimento dos brothers e sisters nas disputas do programa.
Como esquecer, por exemplo, da longa prova do anjo em que os participantes precisavam encontrar objetos escondidos em um banheiro gigante, que se estendeu por toda a tarde. Poderia ter sido cansativa de assistir, mas foi animada pela euforia de Tadeu ao vê-los descobrindo os itens ocultos e pela diversão genuína do apresentador com a imagem do elenco pequenininho transitando pelo cenário de um banheiro sete vezes maior do que o real.
Interação com os brothers
Outra marca de Tadeu no comando do BBB 22 foi a interação com os participantes. Com todo o seu jeitinho "gente boa", há tempos conhecido dos espectadores da Globo, o jornalista adotou uma postura de amigão do elenco, conversando de igual para igual durante as entradas ao vivo — sem aquele clima de diretor de escola — e até entrando na zoeira.
Mas apesar disso, também soube se posicionar quando necessário. Nos jogos da discórdia, por exemplo, insistia pelo comprometimento dos participantes com a dinâmica, driblando aqueles que tentavam sair pela tangente com respostas evasivas. Tadeu foi o craque do jogo!
Trollagens
E em matéria de trollagem, o apresentador é o camisa 10. Atento aos memes criados por internautas, ele entrou na onda e também não poupou a zoação.
Desde as conversas recheadas de trocadilhos com Linn da Quebrada até o "apagão" na saída de Pedro Scooby, Tadeu mostrou que também leva jeito para humorista. Ainda vale lembrar que ele imitou a famosa a piscadinha, marca registrada do ex-BBB Lucas - seria o apresentador o verdadeiro barão?