Um dia depois de ter sido criticado por Tiago Leifert por taxar o Big Brother Brasil de "entretenimento medíocre", Ícaro Silva se manifestou sobre o episódio na tarde desta quarta-feira (22). Em uma publicação no Instagram, o ator rebateu diversos pontos da postagem do ex-apresentador do reality show e explicou o comentário feito sobre o programa.
Ícaro disse que ficou "positivamente tocado pela contemplação" de tempo de Leifert e isso o "envaidece como artista", mas que sua "vaidade esmaece um pouco, no entanto, quando vejo que sua réplica é baseada no fetiche monetário dos meninos comuns". Em seguida, o ator contestou as críticas feitas pelo apresentador, ressaltando, primeiramente, que não falou "de realities, no plural" e que ama e consome alguns deles.
"Segundo: 'ser adulto' e artista no meio midiático é justamente estar a par das deficiências culturais do país e contribuir de alguma forma a saná-las. Se trabalho na emissora de onde você saiu é porque esta é tão plural quanto o Estado brasileiro e abriga (me impressiona que você não tenha percebido) de certa forma, tanto quem está no corre, quanto quem nasceu com o sobrenome 'correto'", continuou, em uma de várias referências ao fato de Tiago ser filho de Gilberto Leifert, que foi diretor na Globo por anos.
"E o terceiro e mais importante ponto a ser treplicado em sua cartinha: possivelmente você nunca vai entender isso, mas pra uma pessoa preta e queer estar em destaque, contratada ou empregada, ela precisa realmente ser EXCELENTE. Então não tem como você estar pagando meu salário, Tiago", acrescentou, destacando ainda que "é minha entrega que paga meu salário".
Na última parte da postagem, Ícaro fez referência a "questões pessoais" enfrentadas por Leifert, que, ao deixar o comando do The Voice Brasil, em outubro, explicou que precisava ficar com a família. "Desejo luz e proteção na tua vida, de verdade, e acho que seria prudente focar aí a 'interrupção ao seu sossego'", expressão utilizada pelo apresentador ao iniciar sua carta para Ícaro.
Na legenda da publicação, Ícaro Silva agradeceu pelas "mensagens amorosas de apoio" que recebeu após sua manifestação sobre o BBB e destacou que "respeita profundamente a trajetória de quem esteve em reality shows e soube daí se impulsionar na direção de seus sonhos". "Por mais que eu não seja um entusiasta do entretenimento que os realities desse tipo proporcionam, não tenho nem a capacidade moral de questionar quem, pelos próprios motivos, embarca nessa proposta. Eu já participei de 3 reality shows e um deles, o Show dos Famosos (entretenimento de altíssima qualidade), foi decisivo para a minha carreira", comentou.
O ator ainda disse que, "de uma forma ou de outra, meu objetivo foi alcançado: desmentir os rumores de que eu estaria no BBB". "No início do ano, eu tenho projetos lindos e especiais que em breve vou dividir com vocês", acrescentou.
Por fim, pediu desculpas à mãe, à irmã e aos amigos que ficaram "preocupados com a enxurrada de ódio das redes sociais". "Concluo agradecendo profundamente aos meus amigos 'ex-bbbs' que me ligaram ou mandaram mensagens de apoio e entendimento. Só quem vive o 'show business', sabe", encerrou.