O mês de setembro começa com opções para todos os gostos no cardápio de estreias das plataformas de streaming. Na Netflix, os destaques ficam com as novas temporadas de séries queridinhas do público, como La Casa de Papel, Lucifer e Sex Education.
No Globoplay, documentários inéditos devem fazer sucesso, mas também há a estreia da nova temporada de Segunda Chamada, produção nacional que aborda o dia a dia das escolas públicas. Já no Star+, serviço que começou a operar no Brasil na terça-feira (31), o destaque é para a estreia da temporada final de Pose, que até então era exibida pela Netflix.
Na HBO Max, as séries Scenes from a Marriage e a O Hóspede Americano, esta dirigida pelo brasileiro Bruno Barreto, devem chamar atenção dos espectadores. No cardápio do Disney+, os lançamentos vão desde a animação A Vida de Dug, spin-off de Up - Altas Aventuras, até um documentário com a cantora Billie Eilish.
No final do mês, chegam ao Amazon Prime Video duas produções aguardadas pelos brasileiros: A Menina que Matou os Pais e O Menino que Matou Meus Pais, dois filmes que recontam o Caso Richthofen. Cinderela, estrelado por Camila Cabello, também é destaque entre os lançamentos da plataforma.
Abaixo, confira as principais estreias do streaming em setembro:
1 de setembro
A Vida de Dug
Spin-off de Up - Altas Aventuras, a animação foca na vida do cãozinho Dug, que vive no quintal de Carl, personagem carismático (e igualmente rabugento) que conquistou os espectadores no longa. A produção está dividida no formato série, reunindo vários curta-metragens que mostram o dia a dia do cachorro falante.
- Onde assistir: Disney+
2 de setembro
É Ouro! O Brilho do Brasil em Tóquio
Produzida pelo Globoplay em conjunto com a equipe de esportes da Globo, a série documental relembra as sete medalhas de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. Serão dois episódios semanais, que mostrarão desde os bastidores da preparação dos atletas até o retorno para o Brasil e a recepção nas cidades de origem.
- Onde assistir: Globoplay
Fênix: o Voo de Davi
Três anos após o incêndio no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, um bombeiro que atuou no combate às chamas transforma a destruição que restou da tragédia em instrumentos musicais. É a história de Davi Lopes, contada no documentário produzido pelo Globoplay em parceria com a GloboNews. Na produção, artistas como Gilberto Gil, Hamilton de Holanda, Paulinho da Viola e Paulinho Moska têm encontros emocionantes com o bombeiro-instrumentista.
- Onde assistir: Globoplay
3 de setembro
Cinderela
Estrelado pela cantora Camila Cabello, o filme propõe uma releitura ao clássico conto de fadas, adequando a história aos tempos contemporâneos — e com uma boa dose de música. Nesta versão, por exemplo, a gata borralheira não sonha em se tornar princesa nem viver uma história de amor, mas sim ser uma mulher de negócios. Em outra cena, no lugar do tradicional vestido, o Fado Madrinho — sim, um homem — veste Cinderela com um terno.
- Onde assistir: Amazon Prime Video
La Casa de Papel
Uma das séries de maior sucesso dos últimos anos, La Casa de Papel ganha a primeira metade de sua quinta temporada neste mês. Os episódios devem abordar o drama do grupo para escapar do Banco da Espanha, após Professor (Alvaro Morte) ser encurralado em seu esconderijo por Alicia Sierra (Najwa Nimri). A trama também vai apresentar novos personagens ao público, incluindo um ex-namorado de Tóquio (Úrsula Corberó) e o filho de Berlim (Pedro Alonso). A segunda leva de episódios da quinta temporada deve ser lançada em 3 de dezembro.
- Onde assistir: Netflix
Happier Than Ever: Uma Carta de Amor Para Los Angeles
Dirigido por Robert Rodriguez e pelo vencedor do Oscar Patrick Osborne, o documentário mergulha na música e na relação da cantora Billie Eilish com sua cidade natal, Los Angeles. "É um filme-concerto, mas ao mesmo tempo uma história. Uma espécie de bela versão da velha Hollywood", adianta ela no trailer da produção, que mescla sua apresentação no anfiteatro Hollywood Bowl com esquetes do dia a dia, além de ter trechos em animação.
- Onde assistir: Disney+
7 de setembro
Rompendo o Silêncio
É a partir de histórias reais, contadas por quem as viveu, que a série documental brasileira aborda a violência dentro das universidades do país. Baseada em pesquisas, dados e relatos pessoais, a produção mostra um cenário alarmante, que vai desde o racismo institucional aos trotes universitários degradantes. Um time de especialistas participa da análise proposta, entre eles a filósofa Djamila Ribeiro e o ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro.
- Onde assistir: HBO Max
10 de setembro
Lucifer
A tão aguardada temporada final de Lucifer traz o anjo das trevas vivido por Tom Ellis sendo "promovido" a Deus e enfrentando dúvidas após conseguir o que, até então, acreditava ser seu maior desejo. Enquanto isso, Chloe (Lauren German) está a um passo de largar seu trabalho como investigadora e Amenadiel (D. B. Woodside) entra para a polícia de Los Angeles.
- Onde assistir: Netflix
Segunda Chamada
Produção brasileira que retrata a realidade das escolas públicas brasileiras, Segunda Chamada inicia mais um ano letivo repleto de desafios em sua segunda temporada. Introduzindo novos alunos na turma de EJA simulada na série, os conflitos que permeiam a vida dos personagens prometem ser ainda mais complexos, como abuso, intolerância racial, alcoolismo e violência em suas mais diversas formas. Nesta temporada, os professores ainda se preparam para acolher estudantes que vivem nas ruas de São Paulo.
- Onde assistir: Globoplay
12 de setembro
Scenes from a Marriage
Adaptação americana da série sueca homônima escrita por Ingmar Bergman, Scenes from a Marriage explora amor, ódio, desejo, monogamia, casamento e divórcio através das lentes de um casal americano contemporâneo. É estrelada por Oscar Isaac e Jessica Chastain.
- Onde assistir: HBO Max
13 de setembro
Y: The Last Man
Baseada na graphic novel homônima de Brian K. Vaughan e Pia Guerra, a série atravessa um mundo pós-apocalíptico no qual um cataclismo dizima todos os mamíferos que possuem o cromossomo Y, exceto um homem cisgênero e seu macaco de estimação. A trama gira em torno dos sobreviventes neste novo mundo, sua luta para restaurar o que foi perdido e a oportunidade de construir algo melhor.
- Onde assistir: Star+
15 de setembro
Pose
Com um currículo que inclui 10 indicações ao Emmy, incluindo Melhor Série de Drama e a primeira indicação de uma mulher transgênero como Melhor Atriz (Mj Rodriguez), Pose estreia no Brasil sua temporada final em setembro. A trama desta fase será ambientada em 1994, quando os bailes já não acontecem, de modo que Blanca (MJ Rodriguez) começa a trabalhar como enfermeira.
- Onde assistir: Star+
17 de setembro
Sex Education
Na terceira temporada de Sex Education, a "terapia sexual" de Otis (Asa Butterfield) começa a ganhar fama nos corredores da escola, e a nova diretora do colégio Moordale tenta controlar a agitação dos estudantes. Enquanto isso, Otis continua seu processo de descoberta da sexualidade e precisa lidar com a gravidez da mãe (Gillian Anderson), e Eric (Ncuti Gatwa) e Adam (Connor Swindells) oficializam seu relacionamento.
- Onde assistir: Netflix
22 de setembro
Cara Gente Branca
Em sua última temporada, Cara Gente Branca continua a sátira ao mito da democracia racial ao retratar a vida de estudantes negros em uma universidade norte-americana ocupada majoritariamente por alunos brancos. Nesta quarta parte, a produção deve introduzir números musicais e contar com novidades no elenco, como o ator Rome Flynn, conhecido pelo trabalho em How To Get Away with Murder.
- Onde assistir: Netflix
Confissões de uma Garota Excluída
Sabe aquele caos típico da adolescência, que envolve escola, família, amigos, desafetos e paixões não correspondidas? Esse é o clima da comédia dramática brasileira estrelada por Klara Castanho, Fernanda Concon, Júlia Gomes, Júlia Rabello, Stepan Nercessian e Rosane Gofman. Baseado no best-seller Confissões de Uma Garota Excluída, Mal-amada e (um pouco) Dramática, da escritora Thalita Rebouças, o filme aborda os dilemas de Tetê (Klara Castanho), uma garota de 16 anos que não se sente aceita nem no ambiente da escola, nem entre sua própria família.
- Onde assistir: Netflix
Star Wars: Visions
A série se propõe a formar uma antologia de animes japoneses que celebram o legado de Star Wars em um formato inédito, a partir da visão dos melhores criadores de animações orientais. Studio Colorido, Geno Studio, Kinema Citrus Co., Trigger, Science Saru e Production I.G são os estúdios, gigantes do universo anime, que assinam os curtas que integram a série.
- Onde assistir: Disney+
24 de setembro
O Menino que Matou Meus Pais e A Menina que Matou os Pais
Em 2002, Suzane von Richthofen e o namorado, Daniel Cravinhos, chocaram o Brasil quando se declararam culpados pelo assassinato de Manfred e Marisia von Richthofen, pais da jovem, à época com 18 anos. A história do assassinato é recontada em dois filmes, que trazem Carla Diaz como Suzane e Leonardo Bittencourt como Daniel.
O Menino que Matou Meus Pais narra o crime conforme a versão apresentada por Suzane em seus depoimentos, nos quais alegou ter sido manipulada por Daniel. Já A Menina que Matou os Pais reconta o assassinato a partir das declarações feitas por Daniel, que acusou a ex-namorada de ter sido o cérebro por trás da morte dos próprios pais.
- Onde assistir: Amazon Prime Video
26 de setembro
O Hóspede Americano
Minissérie criada e dirigida por Bruno Barreto (Dona Flor e Seus Dois Maridos), O Hóspede Americano é estrelada por Aidan Quinn e Chico Diaz. Em quatro episódios, aborda a expedição do ex-presidente norte-americano Theodore Roosevelt (Quinn) pela Amazônia, ao lado do explorador brasileiro Cândido Rondon (Diaz).
- Onde assistir: HBO Max
29 de setembro
Solar Opposites
Nova série do cocriador de Rick and Morty, Solar Opposites gira em torno de uma família de alienígenas, Korvo, Terry e seus filhos Yumyulack e Jesse, originalmente do planeta Shlorp. Eles acabam caindo na Terra e tentam se esconder no meio dos Estados Unidos, mas ainda não decidiram se isso é algo incrível ou terrível.
- Onde assistir: Star+