Desde o começo da pandemia de covid-19, o modo de viver no mundo mudou. E as produções de audiovisual também. De março de 2020 para cá, diversos filmes e séries trouxeram a temática do isolamento social e as consequências dela, seja no âmbito psicológico ou nas relações entre as pessoas.
O gaúcho A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, por exemplo, foi filmado antes de a pandemia ser decretada, "prevendo" como seria a rotina das pessoas durante este período. O filme, que atualmente está nos cinemas, estreia no Telecine em 2 de setembro, dando a possibilidade de as pessoas o assistirem em casa.
GZH preparou uma lista com filmes e séries lançados durante a pandemia, que abordam o tema do distanciamento social e que podem ser vistos no streaming.
Diário de um Confinado (2020)
Uma das primeiras produções nacionais a abordar a quarentena, Diário de um Confinado é uma criação de Joana Jabace e Bruno Mazzeo, que foi toda idealizada e gravada na casa do casal. Na trama, com o anúncio do distanciamento social para conter a pandemia de covid-19, Murilo (Mazzeo) se vê obrigado a readequar a sua vida para dentro de casa. Terapia, reunião do condomínio, encontro com os amigos, compromissos profissionais... Tudo precisa ser feito de modo virtual. E, entre o home office e a faxina, o neurótico Murilo precisa lidar com esse novo e estranho cotidiano. A série está disponível no Globoplay.
Amor e Sorte (2020)
Dando sequência ao tema, a Globo, depois de Diário de um Confinado, apostou em Amor e Sorte, explorando novas formas de criar conteúdo. A produção foi filmada totalmente de forma remota e conta, em seu elenco, com nomes como Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Lázaro Ramos e Taís Araújo. Com quatro episódios, a série aborda o cotidiano de duplas de personagens interpretados por atores que moram juntos na vida real. Assim, a produção aborda as relações pessoais durante o distanciamento social por conta da pandemia. Amor e Sorte foi criada por Jorge Furtado e está disponível no Globoplay.
Confinamento (2021)
Comandado por Doug Liman (No Limite do Amanhã) e escrito por Steven Knight (criador de Peaky Blinders), Confinamento acompanha a vida de Linda (Anne Hathaway) e Paxton (Chiwetel Ejiofor), um casal que está prestes a se divorciar, mas que tem os seus planos mudados quando a crise do coronavírus explode e eles precisam ficar confinados na mesma casa por tempo indeterminado. Com uma pegada bem realista, o filme aborda, intencionalmente, de maneira cansativa a relação das pessoas que estão em isolamento social e o que dá motivos para elas seguirem em frente. Além disso, ainda pode agradar quem gosta de aventuras de assalto. Disponível no HBO Max.
Cuidado com quem Chama (2020)
O confinamento também rendeu filme de terror — além da realidade, que já é assustadora. Cuidado com quem Chama foi gravado inteiramente à distância e apresenta um grupo de amigas entediadas que se relacionam apenas via chamadas de Zoom. Buscando alguma novidade em meio à quarentena, elas decidem tentar uma sessão espírita virtual, mas sem levar nada muito a sério. Obviamente, a tentativa dá errado — ou certo, dependendo do ponto de vista. Rapidamente, a atitude das meninas se torna um problema quando percebem que uma entidade se manifestou do além e pretende atormentar quem lhe perturbou. A produção está no catálogo da Netflix.
Nove Desconhecidos (2021)
Lançamento mais recente da lista, a série Nove Desconhecidos é baseada no livro de mesmo nome da autora Liane Moriarty. Apesar de não ter a pandemia como fio-condutor, também aborda o isolamento. Na trama, um resort de saúde e bem-estar promete cura e transformação para seus clientes. No entanto, diversos conflitos começam a aparecer quando nove pacientes tentam encontrar um caminho de paz durante um retiro de 10 dias no estabelecimento. O elenco da série é recheado de estrelas, como Nicole Kidman, Melissa McCarthy, Michael Shannon, Luke Evans, Bobby Cannavale, Regina Hall e Samara Weaving. A série pode ser vista no Amazon Prime Video.
Passageiro Acidental (2021)
Outra produção que não aborda a pandemia de covid-19, mas que, talvez, seja a mais claustrofóbica da lista. Dirigido pelo brasileiro Joe Penna, o filme hollywoodiano retrata o que acontece quando um estranho (Shamier Anderson) acaba embarcando acidentalmente em uma nave que está em uma missão de dois anos para Marte. Com recursos escassos, a médica pesquisadora (Anna Kendrick) é a única voz contra a lógica clínica da comandante (Toni Collette) e do biólogo da nave (Daniel Dae Kim) sobre o destino do passageiro clandestino. O longa pode ser visto na Netflix.
Malcolm & Marie (2021)
Totalmente rodado durante a pandemia, Malcolm & Marie é um retrato de relacionamentos abusivos e utiliza de metalinguagem para passar sua mensagem. A história se passa inteiramente dentro da casa de um casal interpretado por John David Washington e Zendaya. Durante uma noite, a dupla discute, é cruel com o outro, depois se desculpa e faz tudo de novo. Ambos, então, vivem, em algumas horas, uma montanha-russa de emoções e sem nenhum lugar para ir. Dirigido por Sam Levinson, criador da série Euphoria, o filme está no catálogo da Netflix.