O ator Luciano Szafir, 52 anos, segue enfrentando dificuldades após ter recebido alta. Depois de 32 dias internado por complicações da covid-19 e duas cirurgias, o artista falou ao Fantástico na noite deste domingo (25) sobre o processo de recuperação.
Segundo ele, ainda serão necessárias novas cirurgias para reconstruir a região intestinal, que ficou debilitada como consequência do tratamento contra a embolia pulmonar - gerada pelo coronavírus.
— Tenho aí uma luta aí pela frente de alguns meses. Depois eu tenho que fazer muita cirurgia para reconstruir o intestino, mas tudo bem. É um dia de cada vez. Abro o olho hoje, e a primeira coisa que eu faço é agradecer à vida — disse Szafir, ao Fantástico.
O ator, que perdeu 15 quilos enquanto estava internado, sentiu os primeiros sintomas da covid-19 no dia 15 de junho e tentou se tratar em casa. Uma semana depois, foi levado ao hospital, já com 50% do pulmão comprometido. O quadro piorou, com o desenvolvimento de embolia pulmonar e o uso de anticoagulantes.
Szafir chegou a ser entubado, operado e voltou a respirar sozinho somente no dia 10 de julho.
— Não dá para descrever. Não dá para descrever o quão próximo... Eu achei que eu ia embora. O entubar foi a pior coisa da minha vida. Lembro que falei: não sei se saio daqui — lembrou ele.
A mulher do ator, Luhanna Szafir, também falou que a primeira vez em que o marido reabriu os olhos foi emocionante.
— Ele ficava pedindo para escrever, mexendo com a mão, mas não tinha condições, porque estava muito sedado, né? Aí ele conseguiu fazer para mim (com gestos): "Eu amo você", que ele sempre faz para mim toda vez que a gente se despede. Ele conseguiu fazer com a mão, sabe? Aí me deu um alívio muito grande, falei: gente, ele está vivo — recordou Luhanna.
No período mais turbulento, Sasha Meneghel, filha de Luciano com Xuxa, voltou ao Brasil para acompanhar a situação. O ator garante que ela e todos os outros familiares não saíram de seus pensamentos durante toda a internação.
— São duas lutas: contra vírus e contra a cabeça. O tempo todo eu pensava nos filhos, na minha mulher, na minha família, sabe? (...) É muito difícil pensar em quem você ama e saber que você pode deixá-los a qualquer momento — finalizou Szafir, que também é pai de Mikael e Davi, de 7 e 6 anos, filhos do casamento com Luhanna.