A luta de mulheres negras na política e na sociedade ganha luz na programação do Canal Brasil desta quarta-feira (7). A minissérie documental Para Onde Vamos?, dirigida por Claudia Alves, às 19h30min, apresenta o movimento de mulheres negras no Brasil através da história de ativistas que estão liderando verdadeiras revoluções no modo de fazer e pensar políticas públicas no país.
Ao longo de três episódios, a produção traz uma narrativa de ação, potência e perspectiva positiva que desconstrói e subverte os espaços marcados por exclusão e violência. Anielle Franco (do Rio de Janeiro, irmã de Marielle), Áurea Carolina (Minas Gerais), Elaine Ferreira do Nascimento (Piauí), Paula Beatriz de Souza Cruz (São Paulo) e Vilma Reis (Bahia) são as entrevistadas que, de dentro da política institucional ou na sociedade civil, atuam em seus territórios e são representantes de uma das maiores forças de renovação hoje no Brasil.
Um relatório realizado pelo Movimento Mulheres Negras Decidem e pelo Instituto Marielle Franco foi usado como suporte na construção da série. A preocupação social delas ficou evidente: das 245 ativistas negras entrevistadas, 62% delas afirmaram atuar diretamente em alguma ação de combate à covid-19.
As filmagens ocorreram durante a pandemia e contaram apenas com profissionais mulheres na equipe. No set, mulheres negras representaram 80% de toda a produção. Após a transmissão na TV, todos os episódios serão disponibilizados no Globoplay.
Após Para Onde Vamos?, o Canal Brasil exibe o documentário Sementes – Mulheres Pretas no Poder, às 20h. A produção acompanha o maior levante político conduzido por mulheres negras que o Brasil já viu, durante as eleições de 2018, em resposta à execução de Marielle Franco. Com direção de Éthel Oliveira e Júlia Mariano, o filme traz falas de seis mulheres pretas que se lançaram como candidatas a deputadas: Mônica Francisco, Renata Souza, Talíria Petrone, Rose Cipriano, Tainá de Paula e Jaqueline Gomes.
Mais dicas
Concerto por um Piano
Visando a arrecadar fundos para restaurar um piano de cauda, a Igreja das Dores promove nesta quarta, em parceria com o Instituto Hugo de São Vitor, um espetáculo vocal com mais de 20 cantores líricos, entre eles Rosimari Oliveira, Cíntia de Los Santos, Andiara Mumbach e Eduardo Bighelini.
Sob regência de André Delair, o repertório inclui peças de J.S. Bach, Händel, Gounod e Verdi, entre outros compositores. O evento irá ocorrer presencialmente, às 20h, na Igreja das Dores (Rua dos Andradas, 587), com público reduzido, e também contará com transmissão ao vivo pelo canal da paróquia no YouTube.
Nova temporada de “Apenas Cães”
Sucesso em 2018 na Netflix, a série documental Apenas Cães ganha sua segunda temporada nesta quarta. Os episódios conquistaram as redes sociais na época por narrarem histórias comoventes entre cães e seus tutores, refletindo sobre seus laços profundos de amizade e amor, em países como Síria, Japão, Costa Rica, Itália e Estados Unidos.
A expectativa é de que os espectadores se surpreendam com os novos relatos, que foram obtidos pela Netflix pelo Twitter e pelo perfil oficial da produção. Os efeitos da pandemia também devem ser destacados, principalmente como os animais de estimação foram fundamentais nesse período.
“Sai de Baixo” em Foz
Dezessete anos depois do término de Sai de Baixo, o elenco do humorístico exibido pela Globo se reuniu mais uma vez em Sai de Baixo – O Filme, que ganha exibição nesta quarta-feira na Sessão da Tarde. Dessa vez, a trupe de Caco Antibes (Miguel Falabella) deixa o apartamento e se aventura em uma viagem para Foz do Iguaçu. Além disso, Magda (Marisa Orth) tenta a vida no telemarketing, e o ônibus da famosa empresa Vavatur entra em ação.
Bate-papo sobre museus
O projeto Diálogos Temáticos Cida Cultural – Edição Museus apresenta nesta quarta uma live sobre o Centro Cultural Santa Casa e o Museu do Inter. Sob mediação da museóloga Márcia Bertotto, a gestora da Tangram Arquitetura e Design e Mull Projetos Culturais, Ceres Storchi, irá se juntar ao artista plástico e curador do Museu do Inter, Nico Rocha, para um bate-papo sobre o setor de acervo e patrimônio.
O evento será transmitido a partir das 19h, gratuitamente, pelo canal no YouTube da Cida Cultural. Na semana que vem, a última edição do projeto irá tratar sobre o Parque Lage e a Fundação Iberê Camargo.