O público pode voltar no tempo nesta segunda-feira (24) para rever Sassaricando, novela lançada em 1987. A trama de Silvio de Abreu teve seus capítulos divulgados na íntegra pelo Globoplay, dando sequência ao projeto da plataforma de streaming de relançar antigos sucessos da teledramaturgia.
Estrelada por Paulo Autran, como o protagonista Aparício Varela, a novela foi uma das mais amadas da década de 1980. Tudo começa quando Aparício abandona um grande amor para se casar com a milionária Teodora (Jandira Martini). Quando ela morre, no entanto, ele aproveita a fortuna para tentar conquistar, ao mesmo tempo, o amor da estilista Rebeca (Tônia Carrero) e de suas duas amigas, a atriz Leonora (Irene Ravache) e a dona de casa Penélope (Eva Wilma).
Outro destaque da trama é a indecisão de Tancinha (interpretada por Claudia Raia), que vivia um impasse entre manter um relacionamento com o publicitário Beto (Marcos Frota) ou o musculoso Apolo (Alexandre Frota).
— Foi um dos personagens de maior sucesso que eu fiz. Fui malhadíssima no início. Recebemos todos os torpedos pelo sotaque, pelas características. E Silvio disse: "Não mude uma vírgula". A gente queria que fosse uma coisa muito bonitinha essa Tancinha, que foi a grande explosão da minha carreira — contou Claudia, em entrevista ao Memória Globo.
A novela ficou marcada por ter um grande elenco, que contou ainda com as participações especiais de Jorge Fernando, Tony Ramos e Fernanda Montenegro.
A seguir, GZH relembra parte do elenco e mostra onde eles estão 34 anos depois do lançamento da novela na Globo.
Paulo Autran (Aparício Varela): o ator morreu em outubro de 2007, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de enfisema pulmonar. Ele lutava contra um câncer no pulmão.
Jandira Martini (Teodora Abdalla): a atriz se dedicou a várias novelas, como Éramos Seis, O Clone, A Casa das Sete Mulheres (como Dona Antônia) e Caminho das Índias. Sua última novela na Globo foi Salve Jorge, em 2012. Mais dedicada ao teatro, seu trabalho mais recente foi no cinema com 10 Horas para o Natal, longa dirigido por Cris D'Amato.
Cristina Pereira (Fedora Abdala): um dos destaques da novela segue na teledramaturgia. Atualmente, Cristina vive Lúcia em Salve-se Quem Puder, trama no ar na faixa das sete da Globo. De lá para cá, Cristina atuou em mais de 20 novelas, em diferentes emissoras.
Ileana Kwasinski (Fabíola Abdala) e Maria Alice Vergueiro (Lucrécia Abdala): as intérpretes das duas irmãs de Teodora já morreram. Ileana lutava contra um câncer ósseo quando morreu em abril de 1995, em São Paulo. Já Maria Alice morreu em junho de 2020, após ficar internada com quadro grave de pneumonia.
Lolita Rodrigues (Aldonza): a atriz que viveu a mãe de Tancinha, Jorge Miguel, Isabel e Juana segue atuando. Sua última novela foi Viver a Vida, quando interpretou Noêmia. Ela está vivendo a aposentadoria de forma reclusa em João Pessoa, na Paraíba, conforme informações recentes do G1, onde mora com a filha.
Tônia Carrero (Rebeca) e Eva Wilma (Penélope): as intérpretes das duas amigas na trama de Silvio de Abreu morreram. Tônia sofreu um ataque cardíaco durante uma cirurgia, em março de 2018, enquanto Eva morreu no último dia 15 de maio, em decorrência de um câncer no ovário.
Irene Ravache (Leonora): a última novela da atriz na Globo foi Espelho da Vida, em 2018, como Margot. Além disso, fez uma participação especial na refilmagem de Éramos Seis, exibida em 2020.
Claudia Raia (Tancinha): a última novela da atriz na Globo foi Verão 90, em 2019, como Lidiane Andrade, a Lidi Pantera. Além disso, fez uma participação especial como jurada em Cultura, o Musical, da TV Cultura, no mesmo ano. A atriz tem uma carreira de sucesso também no teatro, sobretudo em musicais. Além disso lançou, em novembro passado, o livro Sempre Raia Um Novo Dia.