Pioneiro entre os grandes gêneros formadores da MPB, o choro segue pulsante e transformador com mais de 150 anos. No Dia Nacional do Choro, celebrado anualmente em 23 de abril, uma live irá recuperar grandes sucessos do gênero musical, a partir das 20h, no perfil do Canal Brasil no YouTube.
A data coincide com o aniversário de Pixinguinha, cujos 124 anos de nascimento são lembrados em 2021. Parte do repertório deve recuperar músicas de um dos pioneiros do estilo musical, como Sofres Porque Queres e Lamentos. Faixas de artistas como Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth também compõem o setlist.
Henrique Cazes (cavaquinho), João Camarero (violão de sete cordas), Beto Cazes (pandeiro), Leonardo Miranda (flauta), Ronaldo do Bandolim e Everson Moraes (trombones) são alguns dos músicos que irão se apresentar na transmissão, com direção artística e produção musical de Carlos Alberto Sion (de trabalhos com Tom Jobim, Fagner e Zé Ramalho). A live tem ainda a narração do músico e historiador Henrique Cazes, autor do livro Choro, do Quintal ao Municipal, considerada uma obra de referência.
A ideia da transmissão é apresentar as diferentes fases do estilo musical. Em outro set, Cazes apresentará outro quinteto formado por Rogério Caetano (violão de sete cordas), Silvério Pontes (trompete), Alexandre Maionese (flauta), Tiago Souza (bandolim) e Netinho Albuquerque (pandeiro). Eles revisitam faixas de Jacob do Bandolim (como Noites Cariocas) e outras de seu ilustre rival em popularidade e influência, o cavaquinista Waldir Azevedo.
Depois, os internautas ainda reviverão as emoções de um clássico do trompetista Bonfiglio de Oliveira (em O Bom Filho à Casa Torna), outra obra marcante de Pixinguinha, Um a Zero; e a lírica Homenagem à Velha Guarda, do acordeonista Sivuca. A sequência conta ainda com Beliscando, do sambista Paulinho da Viola, e Chorinho em Cochabamba, de Rogério Caetano (com Eduardo Neves).
Mais dicas
Aventuras congelantes no "Globo Repórter"
Os arredores de Nova York, na costa leste dos EUA, são muito procurados no inverno para a prática de esportes no gelo, como esqui e alpinismo. No Globo Repórter desta sexta (23), a correspondente Carolina Cimenti mostra como é possível encarar, de maneira radical, temperaturas de até 20 graus negativos. Entre as aventuras, a equipe sobe a montanha mais alta dos Estados Unidos, o Mount Washington, famosa por ter o pior clima do mundo.
Estreia de “IZombie”
Fãs de histórias de zumbi estão com uma nova opção no streaming. O Globoplay acaba de divulgar as cinco temporadas de IZombie, série americana que adapta a HQ homônima da Vertigo, publicada pela DC Comics. Protagonizada por Rose McIver, a trama parte da história de Olivia, uma estudante de Medicina que é transformada em zumbi durante uma festa.
Sob essa nova condição, para sobreviver, ela consegue um emprego em um necrotério onde se alimenta de cérebros de vítimas de homicídio. A questão é que Olívia acaba, sem querer, herdando traços de personalidade e visões das vítimas temporariamente.
Música de cinema em versão sinfônica
A Orquestra Petrobras Sinfônica lança nesta sexta (23), no YouTube, o concerto Música de Cinema, com trilhas clássicas como a Marcha Imperial, de Star Wars: O Império Contra-Ataca, e Hedwig’s Theme, de Harry Potter e a Pedra Filosofal, além de músicas de Homem-Aranha, Jurassic Park e de filmes da Disney. A regência ficará por conta de Marcelo Jardim.
A apresentação pode ser acompanhada às 20h, gratuitamente, no canal da orquestra no YouTube.
Podcast sobre Shakespeare
Neste Dia Mundial do Livro, vai ao ar o podcast Shakespeare à Meia-Noite, uma série de cinco programas nos quais a crítica e professora da UFRGS Kathrin Rosenfield irá apresentar a vida e a obra do bardo. Intitulado Shakespeare: O Inventor do Ser Humano, o primeiro episódio irá abordar as inovações promovidas por Shakespeare ao imaginar a psique de seus personagens, e como suas obras servem de inspiração para a literatura até hoje.
Produzido pela Mínima, o podcast está disponível a partir da meia-noite nos canais da produtora no Spotify, Deezer, Apple Podcast e Spreaker.