Com a eliminação de cinco participantes e a desistência de um, o jogo no Big Brother Brasil 21 vai ficando cada vez mais acirrado. Na semana passada, Projota tinha dito que gostaria de colocar as "plantas" da edição na berlinda, mas errou ao mirar em João Luiz. Pacato no jogo, o professor de Geografia venceu a prova do líder — que garante imunidade — e indicou o rapper ao paredão.
A atitude foi vista por muitos como o primeiro posicionamento importante do competidor na casa, já que até então ele não tinha dado a cara a tapa. Contudo, a decisão também dividiu os internautas: afinal, João é uma planta ou não? GZH analisa a trajetória do participante no jogo.
Planta faz isso?
Foi no jogo da discórdia de segunda-feira (1º) que João brilhou. Os brothers tiveram de atribuir aos colegas determinadas características: "duas caras", "fraco", "hipócrita", "fazendo hora extra", "inútil", "leva e traz", "oportunista", "pipoqueiro", "tóxico" e "turista".
Projota deu ao professor o título de "duas caras", uma vez que o participante não o procurou durante o castigo do monstro para ver como ele estava, além de não deixar o rapper passar na frente na fila para fazer o raio X enquanto estava fantasiado de brócolis. Como resposta, quando foi a vez de João Luiz, ele devolveu a classificação de "duas caras" ao rapper, classificando-o também como "hipócrita". Justificou sua decisão dizendo que era injusto o brother ter apontado o dedo apenas para ele, sendo que outros participantes também não deram lugar no raio X. Além disso, afirmou que o paulista consegue "penetrar muito bem na cabeça das pessoas pela forma como fala", uma atitude perigosa.
Quando iniciou sua explicação, Projota tentou interrompê-lo, mas o brother não deu espaço. A atitude impressionou o público, que comentou sobre o assunto nas redes sociais.
— Eu estou falando, já deixei você falar, você poderia deixar eu falar.
Em seguida, João estava contando que o rapper ficou olhando "de rabo de olho" para ele, sendo que nunca tratou ninguém mal dentro da casa. Novamente, o rapper se pronunciou durante a fala.
— Você está falando que isso aconteceu depois do raio X? — questionou Projota.
— Eu estou falando, posso terminar? Depois a gente conversa — cortou João.
Após terminar de expor seus motivos, os dois protagonizaram uma discussão acalorada. O professor lembrou que chegou até a ajudar o rapper enquanto ele cumpria o castigo do monstro, mas que o brother mal olhou para ele. Além disso, defendeu que, se existia algum problema, Projota deveria ter iniciado uma conversa para tentar resolver, já que sequer sabia que o paulista estava chateado com ele.
Cadê o João?
Brigas entre Lucas Penteado e Karol Conká, o desentendimento entre Pocah e Gilberto e tantas outras polêmicas tiveram palco na 21ª edição do Big Brother Brasil. A maioria dos brothers acabou se posicionando em uma ou outra discussão, mesmo que não tivesse a ver com eles. Contudo, João não se envolveu diretamente em nenhuma briga da casa, tendo uma postura mais apaziguadora.
Sua amizade mais próxima no reality show, Camilla de Lucas, também já foi considerada uma planta. O título acabou perdendo força com a sister depois que sua discussão com Karol Conká viralizou nas redes. Nem assim o professor de Geografia perdeu a pose neutra. Além disso, ninguém parece lembrar de quando ele atendeu o Big Fone e indicou Sarah, Rodolffo e Arcrebiano ao paredão. Talvez por ter sido no início do confinamento, essa atitude do brother também não teve uma grande repercussão na casa.
Amor e desconfiança
O jogo de João é incerto para a maioria dos participantes, mas alguns acreditam que há, sim, estratégia em seus posicionamentos (ou na falta deles) e decisões. Gilberto já avaliou que o professor apenas não mostra suas pretensões para os adversários, uma postura de bom jogador. Aqui fora, há quem também acredite que ele apenas reserva suas opiniões para si, mas que observa tudo e traça planos a partir disso. A possibilidade não pode ser descartada tão facilmente, já que no próprio jogo da discórdia ele mostrou que tinha muito para falar a Projota.
Independentemente de ser visto como planta ou não no jogo, a verdade é que é difícil alguém da casa não gostar de João. Em todos os queridômetros, o brother recebe mais emojis de coração do que qualquer outra reação. Mas isso é bem explicado por sua maneira de lidar com as situações da casa. Quando ganhou a liderança, por exemplo, decidiu trazer Lumena para o vip, já que ela passou a noite chorando após a eliminação de Karol Conká e precisava de um aconchego. Nem mesmo os participantes que esperavam serem escolhidos conseguiram ficar bravos, já que o competidor foi conversar com cada um para explicar sua decisão.
Além disso, até hoje o professor nunca foi sequer indicado à berlinda, e nem mesmo no jogo da discórdia recebeu o título de "turista". Isso tudo pode indicar que sua neutralidade e jeito pacificador fazem, sim, parte de uma estratégia. E, embora não seja o preferido do público para ganhar o reality, até agora é o participante que tem garantido uma estadia tranquila na casa.
Quer receber as principais informações e análises da semana do Big Brother Brasil no seu e-mail? Se inscreva na newsletter de GZH do BBB no link.