Antes mesmo de estrear, a série Generation já está provocando polêmica. O drama teen utilizou gatos mortos em uma sequência que retrata uma aula de biologia, na qual os alunos dissecam os animais.
O fato foi confirmado pela HBO Max, plataforma streaming responsável pela série, à revista Variety após uma denúncia feita nas redes sociais. Na semana passada, uma usuária do Twitter chamada Lilith Rose revelou os bastidores das gravações a partir de relatos de um amigo que trabalhou no seriado.
"A produção não avisou aos figurantes sobre os gatos mortos, e muitos tiveram respostas traumáticas. Aparentemente, disseram aos figurantes que eles dissecariam sapos (e muitos presumiram que seriam cadáveres falsos de sapos, por causa de riscos sanitários e do cheiro). Ao invés disso, apareceram com gatos de verdade e pressionaram os figurantes a ficar no set mesmo assim", denunciou ela.
A HBO Max alegou que todos os participantes da sequência foram avisados com antecedência e que liberou com pagamento os dois figurantes que se recusaram a gravar. Sobre os animais mortos, a plataforma disse que "eles foram adquiridos de forma ética, sob consulta da American Humane, por meio de uma companhia de suprimentos biológicos, que trabalha com escolhas".
Além disso, a HBO Max afirmou que, "após conversas com a equipe criativa, cena está sendo reescrita e não aparecerá na série". A plataforma lamentou o ocorrido e também destacou que Generation busca retratar "experiências autênticas de colegial, retiradas da vida dos próprios roteiristas".
Uma das produtoras e diretoras da série, Lena Dunham também se manifestou sobre o caso. Ela disse que não estava no set no dia da gravação com os animais mortos e que não sabia que os colegas pretendiam utilizar cadáveres reais nas cenas.
"Na minha vida e no meu trabalho, sou uma pessoa comprometida com o tratamento humano e ético dos animais. Não uso cadáveres de animais em nenhum dos meus trabalhos, nunca usei, não estava no set nesse dia, e nem sabia dos planos da produção para esta cena. Apoio integralmente a retirada da cena do episódio", destacou Dunham em comunicado enviado à imprensa norte-americana.
A data de estreia de Generation deve ser revelada nos próximos dias. A série foi criada por Linda Barnz, de 19 anos, e tem Justice Smith (Detetive Pikachu) como protagonista.