Eliminada do Big Brother Brasil 21 na terça-feira (23) com 99,17% dos votos do público, maior rejeição da história do programa, Karol Conká levou um tombo enorme com sua participação no reality show. Teoricamente, o que acontece no BBB deveria ficar por lá. Afinal, trata-se de um jogo. Porém, as atitudes da cantora repercutiram negativamente fora da casa, influenciando diretamente a sua carreira.
Antes de ela entrar na casa, alguns produtores relataram nas redes sociais episódios em que a cantora teria sido desrespeitosa. Até aí tudo bem, ainda havia o benefício da dúvida. Talvez fosse uma pessoa diferente no reality e mostrasse evolução. No entanto, ao longo de sua participação, Karol colecionou desafetos na casa e cancelamentos do lado de fora.
Dentro do reality, a cantora costumava contradizer suas falas e intenções a todo instante, conforme lhe fosse conveniente, de forma bastante persuasiva. Além de destratar e humilhar Lucas Penteado, com muitos espectadores apontando tortura psicológica dela nas atitudes com o ator, a rapper também manipulou a casa contra Juliette, jogou outros participantes contra Arcrebiano e criou confusão com Carla Diaz. Ainda tentou brigar com Camilla de Lucas, mas a sister carioca acabou saindo por cima.
Do lado de fora, famosos de diferentes áreas, do futebol à classe artística, comemoraram nas redes sociais quando a cantora foi indicada à berlinda. Com sua saída dada como certa, marcas e influenciadores realizaram promoções em que o vencedor seria aquele que adivinhasse a porcentagem com a qual a cantora deixaria o programa.
Perdas e danos
As atitudes de Karol no BBB acabaram trazendo prejuízos à cantora. O festival Rock The Mountain, marcado para novembro em Itaipava, no Rio de Janeiro, cancelou a participação dela. O festival Rec-Beat decidiu não exibir a apresentação da rapper, que já estava gravada para a edição virtual deste ano.
O canal GNT optou por suspender a exibição do programa Prazer, Feminino — que ela apresentaria com a ex-BBB Marcela Mc Gowan. Segundo o site Pure People, a agência Brunch avaliou que a cantora já teria perdido cerca de R$ 5 milhões somando shows cancelados, programas de TV e fim de posts patrocinados em seu perfil do Instagram.
Antes do BBB, Karol tinha 1,5 milhão de seguidores no Instagram. Ela cresceu para 1,6 milhão quando o programa começou. Agora ela tem 1,4 milhão.
Além dos prejuízos na carreira, a cantora também pode ir parar na Justiça. O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu dezenas de comunicações contra a rapper por situações envolvendo, principalmente, Lucas Penteado, a quem ela proibiu de sentar à mesa para almoçar e chamou de abusador.
Segundo reportagem da revista Piauí, o escritório de Karol demitiu um funcionário durante o programa como forma de conter despesas e prevê novas perdas financeiras, como possível contratação de escolta após a saída do reality. No dia 10 de fevereiro, mãe e filho da cantora registraram um boletim de ocorrência após receberem ameaças via rede social.
Depois do tombo
Após ser eliminada, Karol foi entrevistada pelo programa Rede BBB e tentou amenizar seus atos na casa:
— Gente, calma, me desculpe. Estou arrependida do que fiz, sim. Tenho a cara de pau de reconhecer meu erro , mas tenho também a disposição de arrumar. Então, me "descancelem", por favor. Me deem uma chance de melhorar porque o mundo não vai evoluir com a gente cancelando todo mundo e reduzindo as pessoas a um momento de vulnerabilidade.
Na manhã desta quarta-feira (24), Karol participou do programa Mais Você e justificou:
— Todos têm um lado bom e ruim, mas o ruim se aflorou, me perdi de mim e me entreguei para o lado mais azedo.
No fim da conversa com a apresentadora Ana Maria Braga, a cantora lamentou ter entrado no BBB porque o "Brasil não merece esse tipo de entretenimento".
— O erro foi meu, meus parentes não tem nada a ver com isso, e eu perdi o controle. Eu não sou dessa forma aqui fora — reforçou a rapper. — Tenho traumas aqui dentro que não se mostram em entrevistas e em nenhum álbum meu. (...) Obrigada pela energia e logo vai passar essa fase difícil, peço perdão mais uma vez e aquela vilã que vocês viram ficou lá dentro — concluiu.
E agora?
Com a imagem arranhada e prejuízos fora da casa, em uma era de cancelamentos, o que resta para Karol? Qual o caminho a se tomar? Como se comunicar com o público novamente?
Rosangela Florczak , professora de Gestão e Reputação da ESPM Porto Alegre, aponta que Karol vive uma experiência similar a grandes marcas ou organizações que, por vezes, são atacadas e sofrem o fenômeno do cancelamento. Ela realça que esse boicote ganha uma potencialização por conta das mídias sociais.
Segundo Rosangela, nessa nova oportunidade que a cantora terá de trabalhar sua marca e visibilidade pública, as estratégias de comunicação têm de ser focadas na confiança daquele público que já a acompanhava desde antes do BBB.
— Essa confiança não volta naturalmente, precisa ser estimulada por estratégias de comunicação associadas às causas que ela defende, as quais sempre teve identificação. Ela tem de resgatar a reserva de boa vontade dessas pessoas que a admiravam e se identificavam com ela como artista e pessoa pública — explica a professora da ESPM.
Rosangela aponta que a rapper já está adotando essa estratégia desde que saiu da casa, nas entrevistas que concedeu, ao fazer o pedido de desculpa, reconhecer que errou, tentar dissociar o que viveu lá dentro do que é aqui fora. Essas atitudes já seriam estratégias de resgate de confiança.
Conforme Diego Wander da Silva, professor de Relações Públicas na PUCRS, a cantora precisa evidenciar o arrependimento sobre o que causou na casa, falar sobre esse aspecto da personalidade forte que ela tem.
— Ela também pode falar dessa diferença entre jogo e vida real. Algo super importante que ela fez logo na saída foi a menção à família, mostrando que há uma vida além do jogo — sugere Wander. — Trazer que a trajetória de vida não se resume a esse período na casa.
Rosangela enfatiza que pedir desculpas é o primeiro passo nessas situações. O segundo ponto seria afirmar que vai aprender com o que viveu:
— É fundamental que uma pessoa pública ou uma marca fortaleça essa visão da aprendizagem. Mostrar-se aberta ao conhecimento, fazer parceria com instituições que possam discutir as problemáticas em que ela se envolveu dentro da casa. Questões de saúde mental e discriminação de pessoas por algum tipo de vulnerabilidade. Na prática, ela vai ter de mostrar que ela não era a personagem da casa.
A professora da ESPM reforça que essas estratégias precisam ter coerência com as práticas da cantora. Consequentemente, Karol não poderá se envolver em nenhuma contradição nos próximos seis meses.
— Eu diria que a palavra de ordem para Karol nos próximos meses é cuidado. Ela vai estar sob forte vigilância. Alinhar as ações comunicacionais com o comportamento cotidiano é fundamental. Ela tem de provar que aprendeu, que o pedido de desculpa foi efetivo. Por fim, é preciso muita paciência para esperar esse ciclo de ódio passar — diz Rosangela.
Para Wander, é importante que Karol não se ausente do diálogo nas mídias sociais, que seria o espaço que culmina na contenção do cancelamento.
— A ausência tende a ser negativa. Importante que ela assuma o protagonismo, que fale com as pessoas que persistem como fãs dela e da mesma forma com aquelas que têm críticas ao seu comportamento. Não deixe a gestão de crise para espaços que ela não vai ter como interagir. Esse protagonismo dela nas redes sociais é essencial, tendo atenção aos erros que cometeu e apresentando uma postura bem diferente do que ela fez na casa — avalia Wander.
Segundo Polianne Merie Espindola, professora de Relações Públicas e coordenadora da Especialização em Cultura Digital e Redes Sociais da Unisinos, a equipe de Karol já acertou ao não lançar sua nova música nacionalmente neste mês de fevereiro, que estava previamente agendada antes de ela entrar na casa.
— Esperar a poeira baixar e se retirar um pouco das mídias, não como uma fuga, mas como um momento de reflexão e reposicionamento, também é uma ótima pedida. Sua imagem tem de ser recolocada e, como a Lumena gosta tanto de dizer, ressignificada. Assim, sua reputação pode, ao final disso tudo, ser positiva novamente — analisa Polianne.
Uma outra estratégia de comunicação interessante para Karol, de acordo com Polianne, seria não deixar cair no esquecimento sua trajetória profissional:
— Há grande valor em sua biografia. E que venham novos desafios e uma grande oportunidade de aprendizado. Acho que a eliminação da ex-BBB inicia o fim da cultura do cancelamento de maneira cruel e taxativa. Ninguém é 100% ruim e ninguém é 100% certo.