A TV Globo apresentou, na noite desta terça-feira (29), a retrospectiva do ano de 2020. Comandado pelas apresentadoras Gloria Maria e Sandra Annenberg, o tradicional programa buscou dar um resumo dos acontecimentos do ano, passando da dor e medo dos profissionais de saúde em plena pandemia até as tratativas para a vacina contra a covid-19.
Nas redes sociais, os usuários não deixaram o especial passar em branco: no Twitter, tornou-se o assunto mais comentado da noite.
No início do programa, Gloria Maria e Sandra fizeram, em conjunto, uma abertura inspiradora:
— As imagens que vamos rever hoje registraram muito mais do que um ano doloroso. Atravessamos um período de revelações — disse Gloria Maria.
— Sobre nós mesmos, sobre um planeta inteiro. Nos dias mais difíceis desse século, valorizamos o significado da palavra sobrevivência — finalizou Sandra.
O programa mostrou o início da pandemia: um mercado de animais vivos em Wuhan, na China. Pacientes no local mantidos em isolamento, mais de sete mil operários trabalhando para construir hospitais em tempo recorde, funcionários de saúde. Depois, a situação catastrófica na Itália. E, então, a crise sanitária passando a ser considerada uma pandemia, pois atingiu uma escala global.
Ao relembrar outros momentos importantes do ano, o programa também homenageou personalidades que morreram durante 2020. Entre eles, estavam Quino, Chadwick Boseman, Tom Veiga, Maradona, Vanusa, Naya Rivera, Eddie Van Halen e Nicette Bruno.
Entre os fatos relatados, também constaram: a eleição de Joe Biden nos Estados Unidos; as queimadas ao redor do mundo, especialmente na Amazônia e no Pantanal; a morte de George Floyd e de João Alberto Freitas, assim como os protestos contra o racismo; a tentativa de exclusão de 27 personalidades do rol de personalidades negras homenageadas pela Fundação Palmares, e a live organizada pela Lady Gaga, One World: Together At Home, que arrecadou US$ 127,9 milhões para ajudar os profissionais de saúde que lutam contra a pandemia da covid-19.
A Retrospectiva 2020 também está disponível nesta terça no streaming, e é formada por cinco capítulos: O Ano do Vírus, O Ano da Perplexidade, O Ano da Diversidade, O Ano do Fogo e O Ano da Incerteza. Interligados pela pandemia, os episódios também mostram os debates realizados pela equipe do Globo Repórter, com participações especiais dos repórteres Edney Silvestre, Isabela Assumpção e Renato Machado.