O ator Tom Veiga, que interpretava o Louro José no programa Mais Você, da TV Globo, foi encontrado morto neste domingo (1º), em sua casa no Rio de Janeiro. Ele tinha 47 anos. Segundo a Globo, a causa da morte está sendo apurada.
Entre Record e Globo, Tom Veiga trabalhava há mais de 20 anos com Ana Maria Braga. O personagem foi criado pela apresentadora em 1996. Na época, ela apresentava o programa Note e Anote, na Record.
"Precisava ser um bicho que falasse, que interagisse comigo, mas não podia ser cachorro, porque cachorro não fala, passarinho não fala. E, por eliminação, decidimos pelo papagaio. Eu tenho um em casa chamado Louro José. Ele fala e assobia o hino nacional. E eu disse: 'Vamos por o Louro.' Fiz um primeiro rascunho do desenho e pedi para uma pessoa que desenvolvia bonecos fazê-lo. Ele nasceu todo mambembe. Depois a gente foi ajeitando, mudando a espuma, até que ele virou global – aí ficou um astro, lindo. É um filho mesmo", relatou Ana Maria em depoimento ao site Memória Globo.
A apresentadora testou diversas pessoas de seu programa na manipulação do boneco, mas Veiga se destacou e ficou no papel. Na ocasião, ele era assistente de estúdio no programa Note e Anote. Após um dia de trabalho, ele pegou o fantoche para brincar com seus colegas. Ana Maria Braga viu e gostou. Ela pediu que Veiga manipulasse o boneco ao vivo no dia seguinte.
Gradativamente, Louro José foi ganhando mais espaço na atração da Record. Em sua fase inicial, o personagem teve o seu sucesso impulsionado pelo quadro de Pegadinhas, onde Ana Maria e Louro José disputavam um concurso de piadas de perguntas. Louro chamava a atenção por suas tiradas bem humoradas.
"O Louro José é encrenqueiro, rabugento, chavequeiro, galanteador, mas é muito divertido, inteligente. Às vezes, quando eu revejo um programa, eu me pego dando risada. Eu dou risada com o Louro. O legal na personalidade dele é que cresceu, mas continua uma grande criança", descreveu Veiga ao Memória Globo.
No Mais Você, ele dividia a apresentação com a “mãe” desde 1999, quando os dois foram contratados pela TV Globo. Louro ajudava no comando dos quadros, realizava reportagens e participava de algumas viagens pelo programa.
Em janeiro, Veiga se casou com Cybelle Hermínio Costa, 31 anos. No entanto, o casamento chegou ao fim em outubro. Ao jornal Extra, ela disse que "existiam questões que não conseguimos alinhar e, infelizmente, foram determinantes para o fim".
Veiga casou em três vezes e deixou quatro filhos.
Tributo no Mais Você
A Globo informou no início da noite deste domingo que Ana Maria Braga comandará o Mais Você ao vivo nesta segunda-feira (2), em homenagem ao "seu grande amigo e companheiro de jornada". Nas redes sociais, a apresentadora lamentou a morte de Veiga: "Perdi meu parceiro de todo dia, meu amigo, meu filho. O Tom era um menino de sorriso solto, sempre alegre, com um humor único e talentoso demais. A fragilidade da vida nos pegou mais uma vez de surpresa e me deixou completamente sem chão. O momento agora é de oração".