Neste domingo (27), Ivete Sangalo ganhou o Troféu Mario Lago, premiação anual do Domingão do Faustão que homenageia um artista por toda sua carreira. A cantora, que já acumula 25 anos de trajetória, foi homenageada por sua contribuição artística e sua conexão com o público brasileiro.
A baiana, que começou a carreira musical como vocalista da Banda Eva, recebeu o prêmio de Irene Ravache e Ney Latorraca, os vencedores de 2019, que participaram do programa de forma virtual.
Também por vídeo, outras personalidades da cultura brasileira deixaram mensagens para Ivete.
— Uma das maiores cantoras brasileiras, de todas as gerações — resumiu Gilberto Gil. — Ivete chega agora à maturidade plena de uma carreira fértil e luminosa. Incontestável merecedora de todas as homenagens.
— Ivete, sempre fui doida por ti. Você é aguerrida — declarou-se Alcione. — Além de cantar muito, você tem uma personalidade que valoriza todas as mulheres, todas as cantoras.
Antônio Fagundes ainda elogiou seu talento como atriz
— Ivete merece esse prêmio porque esse prêmio é a consagração de um artista — afirmou ele.
Em seu discurso, a cantora falou sobre os aprendizados que o ano de pandemia trouxe à sociedade, sendo o principal deles a necessidade de olhar para o outro.
— O Brasil é um país racista, homofóbico e machista — criticou ela.
Além de receber a homenagem, a artista performou alguns de seus maiores sucessos no palco, como Eva, Sorte Grande, Festa, Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim, Tempo de Alegria, e sua nova canção em parceria com MC Zaac, Não Pode Parar.
Apesar de o Troféu Mario Lago ter seguido na programação do final de ano, o Troféu Domingão Melhores do Ano, que premia anualmente os melhores talentos do entretenimento e do jornalismo da Globo, não foi realizado neste ano. De acordo com a comunicação da emissora, a decisão foi resultado da crise do coronavírus, que obrigou o adiamento do calendário de produção de séries, novelas e programas.