Nem mesmo as baixas no elenco e a pandemia do coronavírus foram capazes de parar a Dança dos Famosos. No próximo domingo (20), o público poderá arrastar o sofá da sala e tentar imitar os passos das atrizes Danielle Winits, Giullia Buscacio e Lucy Ramos, finalistas do tradicional quadro do Domingão do Faustão, que vai ao ar às 18h05min, na RBS TV.
A disputa terá como trilha sonora tango e valsa, desafiando as três artistas a garantirem com seus respectivos parceiros as coreografias mais impecáveis, que serão avaliadas por um júri de especialistas e convidados. Quem conquistar as notas mais altas nas duas performances será a vencedora da 17ª temporada da competição, que contou com 12 participantes.
— Estar na final era algo que eu queria muito. E chegar aqui, nossa... Não tenho palavras para descrever. É um misto de alegria com a sensação de dever cumprido, já que me dediquei bastante durante todo o processo. É uma recompensa pra mim e para todos os envolvidos — diz Lucy Ramos, em entrevista por e-mail a GZH.
Para as outras competidoras, a participação na Dança dos Famosos foi sinônimo de superação. Giullia Buscacio conta que sempre foi meio insegura para dançar, mas que foi se soltando aos poucos nos ensaios com o professor Danniel Navarro.
— Eu falo para as pessoas que esse quadro tem me ensinado que você sempre tem que acreditar mais. Achava que eu era uma pessoa que acreditava muito, mas na Dança dos Famosos eu tenho visto que você tem que acreditar o dobro, o triplo. E que isso faz diferença — acredita Giullia, que ficou conhecida pelos papéis de Jacira em Novo Mundo (2017) e de Isabel em Éramos Seis (2019).
No caso de Danielle Winits, a superação também foi física. Durante os ensaios, ela sofreu uma lesão no tornozelo e ficou duas semanas sem ensaiar. Sem participar da etapa funk e devido a outras baixas, o quadro reorganizou a dinâmica e Danielle se recuperou em tempo para seguir na disputa.
— Eu estou quase sem palavras, porque tudo foi uma superação muito grande, pela qual eu nunca tinha passado. Eu coloquei o percalço como mola propulsora. Eu não aceitei o não e escolhi o sim, o que significou, para mim, estar na final — explica Danielle.
A busca pela perfeição na grande decisão tem imposto muitas horas de treino. O trio concorda que todos os estilos foram difíceis, mas que a reta final tem exigido bastante.
— Nós três conversamos rapidamente, mas não dá para papear muito porque tivemos um trabalho gigante essa semana. O tango e a valsa nos exigem bastante e acho que só vamos conversar mesmo depois que acabar (risos) — conta Lucy, que se destacou recentemente no elenco de A Dona do Pedaço (2019), como a professora Silvia.
Elenco
Iniciada no final de setembro, depois de um adiamento provocado pela pandemia, a edição 2020 da Dança dos Famosos foi marcada por diversas alterações. Todos os participantes precisaram passar por testes semanais de covid-19 e fizeram todas as aulas usando máscaras, seguindo um rigoroso protocolo de segurança. Os competidores tiram a proteção facial apenas no programa. Apesar dos cuidados, Felipe Titto acabou abandonando a disputa por ter sido contaminado pela doença.
Henri Castelli, por sua vez, acabou abandonando o quadro por motivos de saúde. O ator passou por cirurgia em julho, após lesão no tornozelo e contou que o médico achou melhor que ele não participasse da atração neste ano. “Há 15 anos venho tentando participar e não consigo pelas novelas, pelas agendas que não estavam batendo, e neste ano estava tudo certo e eu estava muito feliz”, lamentou Castelli, na época, em publicação no Instagram.
Outras duas baixas foram as do ator Juliano Laham, que deixou a disputa para retirar um tumor, e do ex-jogador de futebol Zé Roberto, diagnosticado com lombalgia. Mesmo com as baixas, Lucy acredita que o quadro ajudou a deixar o ano mais leve:
— Me trouxe um propósito e me ajudou a manter o equilíbrio emocional e físico. Vou guardar tudo o que passei com muito carinho mesmo.