A 17ª temporada de Grey's Anatomy estreou nesta quinta-feira (12) nos Estados Unidos. O primeiro episódio trouxe uma homenagem aos profissionais que atuam na linha de frente contra o coronavírus.
Mas enquanto médicos do Grey Sloan Memorial Hospital lidam com a falta de EPIs e com o aumento do número de mortes em função da covid-19, o público teve uma grande surpresa.
Atenção! O texto a seguir contém spoiler.
Cinco anos após a morte de Derek Shepherd na série, o ator Patrick Dempsey voltou a viver o personagem neste início da nova temporada. Ele aparece encontrando Meredith (Ellen Pompeo), com quem foi casado, em uma praia.
— Eu sento sua falta — diz ela.
— Eu sei — ele responde.
O reencontro, no entanto, ocorre em um sonho de Meredith, que está internada no próprio hospital. Segundo a showrunner Krista Vernoff, a reunião do casal "forneceu uma maneira de vivermos fora da pandemia. E o retorno de Derek proporcionou pura alegria para nós, para Meredith e para os fãs".
Ao Deadline, Ellen Pompeo contou que a ideia surgiu enquanto ela e Dempsey caminhavam em Malibu, onde ambos têm casa.
— Eu apenas disse a ele: "Você consideraria vir e fazer parte da narrativa desta temporada?" Sei que Patrick tem sua fundação no Maine, onde ajuda pacientes e sobreviventes de câncer, e isso é um grande esforço dele, e sei que é importante para ele, também, dar esperança e alegria às pessoas, e nós queríamos trazer algo para este momento — falou.
A atriz ainda revelou que a química entre eles fluiu naturalmente durante as gravações.
— Acho que, desde quando nos conhecemos, por algum motivo, parecia que nos conhecíamos há cem anos, e é o mesmo sentimento. É como andar de bicicleta, só temos uma química e uma dinâmica que sempre nos serviu bem, e acho que temos um carinho genuíno um pelo outro.
Dempsey, que gravou também cenas para o episódio que será exibido na próxima semana, afirmou que o retorno ao seriado foi "muito agradável":
— Foi muito emocionante e divertido, e foi ótimo ver todos. Kevin (McKidd, que dirige o episódio 3) também estava lá, então havia muitos rostos familiares, muitos rostos novos. A dinâmica por trás da câmera mudou. Há muito mais diversidade dentro da tripulação. Também havia um bom equilíbrio de igualdade que eu estava vendo. Então, culturalmente, havia muitas coisas que eram diferentes, que eu achei muito positivas e muito inspiradoras, na verdade.
A participação especial de Dempsey no seriado causou comoção entre os fãs. Na manhã sexta-feira (13), "Derek" segue entre os assuntos mais comentados do Twitter. No Brasil, a 17ª temporada de Grey's Anatomy deve chegar em janeiro de 2021.
Veja reações do público: