Rodeada de expectativas, a plataforma de streaming Disney+ entra em operação no Brasil nesta terça-feira (17). Lançado nos Estados Unidos em novembro de 2019, o serviço da Walt Disney Company chega ao continente latino-americano simbolizando sua consolidação em escala global - e uma concorrência pesada a plataformas como Netflix e Amazon Prime.
Até o fim de setembro, o Disney+ contava com 73 milhões de assinantes nos 29 países em que já estava disponível. No catálogo, são cerca de 500 filmes e sete mil episódios de séries e programas. O serviço conta com atrações exclusivas das franquias Disney, Pixar, Marvel, National Geographic e Star Wars. Também haverá conteúdos da Fox - comprada pela Disney em 2017 -, como a série animada Os Simpsons.
Aliás, com a chegada do serviço ao Brasil, os conteúdos que pertencem a Walt Disney Company (as animações clássicas da Disney, filmes da Marvel, Star Wars, entre outros) passam a ser exclusivos do Disney+. Essas produções não serão mais encontradas no catálogo das demais plataformas concorrentes.
Com franquias populares e lucrativas como Marvel e Star Wars, o Disney+ planeja expandir ainda mais os universos dessas marcas, seja em séries ou filmes. Um exemplo é a badalada minissérie WandaVision, prevista para janeiro de 2021, que foca em dois personagens da saga Vingadores.
A seguir, saiba mais detalhes sobre a chegada da Disney+ ao Brasil:
Assinatura
A assinatura do Disney+ tem o custo anual de RS$ 279,90 em valor promocional. O valor mensal é de R$ 27,90. Também é possível ter acesso a um período gratuito de teste da plataforma por sete dias.
Parceria com Globoplay
Globoplay e Disney+ podem ser assinados em uma única oferta, a partir de R$ 37,90. A contratação do serviço pode ser feita pelo site globoplay.com/disneyplus.
São oferecidos combos do Disney+ com o Globoplay básico e com o novo Globoplay + Canais Ao Vivo, em planos mensais e anuais. Os atuais assinantes do Globoplay que contrataram o serviço diretamente pela web também poderão fazer upgrade para os novos combos.
Parceria com bancos
Além do Globoplay, o Disney+ também acertou uma parceria com bancos, como o Bradesco. Clientes com cartões Visa Infinite ou Elo Nanquim acessam o serviço por seis meses grátis. Quem tem Visa Platinum ou Elo Grafite, recebe três meses de acesso gratuito à plataforma. Já quem é cliente Visa ou Mastercard Nacional, Internacional e Gold, ganha dois meses grátis.
Ainda há a parceria do Disney+ com o Mercado Pago, banco digital do grupo Mercado Livre. Conforme os pontos no programa de fidelidade da empresa, o usuário ganha de dois a seis meses grátis na plataforma.
Também há o banco digital Next que oferece três meses grátis de Disney+ para quem assinar por um ano com o cartão de crédito Platinum. Já para quem assinar por um ano o Cartão de crédito Gold ou Internacional, ganha dois meses de acesso gratuito à plataforma.
Parceria com a Vivo
A operadora Vivo oferece pacotes com o Disney+ incluso tanto para plano de internet banda larga quanto para plano pós-pago. Para clientes Vivo, o primeiro mês da plataforma é grátis. Mais informações no site da operadora.
Perfis
O assinante tem o direito de criar até sete perfis de usuários, cada um com as próprias listas de favoritos e recomendados, e pode assistir em até quatro dispositivos simultaneamente. A plataforma também oferece o download ilimitado de conteúdo em até 10 dispositivos. No caso, será possível assistir a atrações do Disney+ mesmo offline.
Os títulos da Disney+ estarão disponíveis com áudio e legenda para 17 idiomas, além de contarem com legendas para surdos (closed captions) e audiodescrição para cegos.
Para seu filho ver
O Disney+ permite que pais criem perfis infantis para os filhos utilizarem. Assim, é possível bloquear produções que não são recomendadas ao público infantil.
Onde acessar
O Disney+ poderá ser acessado em smart TVs, reprodutores de mídia como Chromecast e Apple TV, videogames como PlayStation e Xbox, computadores, tablets e celulares com sistemas operacionais iOS e Android.
Sobre a relação de aparelhos compatíveis com o app, a Disney+ alegou à reportagem que "essa informação dos dispositivos compatíveis será divulgada na terça-feira pelas próprias empresas fabricantes".
Originais
O Disney+ estreia no Brasil com cerca de 40 obras originais da plataforma. O maior destaque global é a série The Mandalorian, que revigorou a franquia Star Wars e popularizou o Baby Yoda como um novo mascote da empresa.
Outra atração bastante popular na plataforma é a versão filmada do musical da Broadway Hamilton. Criado por Lin-Manuel Miranda, o musical é um dos maiores fenômenos culturais dos Estados Unidos nos últimos anos. Quando o filme foi lançado no Disney+, em 4 de julho, o download da plataforma aumentou em 74% nos EUA naquela semana.
Entre outras atrações, há a série High School Musical: O Musical, baseada na trilogia de filmes estrelada por Vanessa Hudgens e Zac Efron nos anos 2000. Também há uma versão live-action da animação A Dama e o Vagabundo.
Outro atrativo do catálogo são aqueles títulos que estavam previstos para chegarem ao cinema, mas foram impedidos de estrear por causa da pandemia de coronavírus. Entre as estreias que ocorrerão direto na plataforma no Brasil estão Mulan, em 4 de dezembro, e a nova animação da Pixar, Soul, em 25 de dezembro