Mistério, sobrevivência e um “frio de renguear cusco” são as marcas de The Head, minissérie com seis episódios de uma hora cada e que estreia nesta quinta-feira (6) no Globoplay. Original da HBO Ásia, a produção tem em seu elenco um nome que ganhou a simpatia dos brasileiros nos últimos anos: Álvaro Morte, conhecido por interpretar o Professor na badalada La Casa de Papel.
O seriado é ambientado na Antártica, um dos lugares mais remotos e congelantes do planeta. A história acompanha uma pequena equipe que permanece em uma estação internacional durante o inverno para continuar com uma pesquisa inovadora sobre mudanças climáticas. Por lá, o período mais frio do ano dura seis meses e os termômetros chegam a marcar -60°C.
Porém, algo sai fora do planejado. Por semanas, os cientistas não fazem contato com o mundo externo. A partir daí, o suspense de The Head se desenvolve. Além de Morte, Alexandre Willaume (Tomb Raider: A Origem), Richard Sammel (Bastardos Inglórios), John Lynch (O Jardim Secreto) e Katharine O’Donnelly (Duas Rainhas) também fazem parte do elenco.
Abaixo, GaúchaZH listou quatro motivos para se aventurar na nova série:
Vários pontos de vista
Sem notícias dos Winterers, como são chamados os pesquisadores que ficam no Polo Sul durante o inverno, o comandante Johan Berg (Willaume) decide retornar à base para investigar o sumiço do grupo. Ao chegar ao local, ele encontra sete pessoas da expedição mortas, duas desaparecidas e uma sobrevivente traumatizada.
Para desvendar o motivo dos assassinatos e encontrar o autor da chacina, The Head adota um ritmo de thriller psicológico com três linhas cronológicas contadas através do ponto de vista dos próprios personagens. O espectador, então, se envolve na trama na tentativa de descobrir quem está falando a verdade e quem está mentindo.
“O que mais gosto no meu personagem é que, a cada passo que dá, se depara com uma nova possibilidade. É um jeito magnífico de contar uma história e deixar o público interessado”, explicou o ator Alexandre Willaume em material do Globoplay enviado à imprensa.
Atuação de Álvaro Morte
O cozinheiro Ramón, personagem de Álvaro Morte em The Head, tem semelhanças com o Professor. Ambos são figuras viscerais e com planos misteriosos passando pelas suas cabeças. Assim como os outros personagens da série, Ramón também é cheio de segredos e contará sua versão da história.
“Existem várias perspectivas e acho que, nesse tipo de história, é absolutamente essencial que você não saiba como os personagens são de fato, até o final. A equipe toda é maravilhosa e estou muito orgulhoso de fazer parte disso”, falou Álvaro Morte sobre o novo personagem.
Multicultural
Um dos grandes trunfos de The Head é a mistura de culturas e sotaques. Quatro idiomas diferentes são falados em cena: inglês, dinamarquês, sueco e espanhol. No elenco, a diversidade de nacionalidades também é destaque com atores oriundos de sete países diferentes, entre eles Alemanha, Escócia, Espanha e Japão.
Gravações sob 30°C
Apesar de se passar em um local com temperaturas extremas, a estação internacional da série foi recriada em um espaço de 2000 m² em Tenerife, nas Ilhas Canárias, onde a maior parte da produção foi filmada durante o verão. Nessa época, as temperaturas ficam acima dos 30°C na localidade. Apenas cenas externas foram captadas no frio, com gravações na Islândia.